senha

Comprovando a Existência do Ar

em 15/09/2015 | 00h00min

Comprovando a Existência do Ar

No dia 28 de agosto, orientados pela professora Pamella Alvarenga, os alunos do 5° ano do Instituto Profissional Laura Vicunha, fizeram quatro experiências para desvendar o mistério do ar, mostrando que como algo invisível, que não tem cheiro e nem gosto, existe sim, e está presente nas nossas vidas.

1° Teste – Bolhas na água:

Após observar os efeitos do ar sobre os corpos, em um recipiente com água, um copo e uma esponja e mergulhou-se esses objetos de cada vez, no recipiente. Observou-se então as bolhas de ar que escaparam do recipiente, ou seja, o ar estava presente.

2° Teste – O ar ocupa espaço:

Para provar que o ar existe mesmo sendo invisível, esse teste mostrou que dois corpos como a água e o ar, não ocupam o mesmo espaço. Colocou uma bolinha de papel amassado no fundo de um copo e mergulhou verticalmente sem inclinar, em um recipiente com água. Ao retirar os alunos perceberam que a bolinha não molhou, ou seja, a água não se misturou com a bolinha de papel.

3° Teste – O ar pode ser comprimido:

Encheu-se de ar uma seringa sem agulha. Em seguida foi vetada com o dedo a saída de ar e pressionado o êmbolo da seringa. Percebeu-se que o ar não saiu da seringa e que seu volume foi comprimido dentro da seringa. Assim foi mostrado que além do ar ser constituído de matéria e ocupar volume no espaço, o ar pode ser comprimido (“apertado”). 

4° Teste – O ar tem peso:

Será que o ar é feito de matéria? Será que tem massa? Ele pode ser “pesado”? Ele é atraído pela gravidade da Terra?

Montou-se um modelo simples de balança de braços: com uma vareta, foram dependuradas duas bexigas, achando-se assim o centro de gravidade e sendo possível perceber que o balão com mais ar, era mais “pesado”.

Após esses testes, os alunos conseguiram entender de forma lúdica “os mistérios do ar”.

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos