senha

O Cibervício

em 03/09/2015 | 00h00min

O Cibervício

No intuito de advertir os alunos do 7º ano do  Instituto Profissional Laura Vicunha sobre os riscos de aderir um vício em internet.  A professora, Renata Veiga, orientou os mesmos a fazerem um teste para checar se eles são ou não dependentes de internet.

O teste se dá através de um site mantido pelo hospital das Clínicas de São Paulo e pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, (www.dependeciadeinternet.com.br)

     Para ser diagnosticado como viciado o usuário precisa preencher pelo menos 5 de 10 critérios de avaliação, entre eles;

•Preocupação excessiva com internet

•Necessidade de aumentar o tempo conectado (online) para ter a mesma satisfação.

•Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da internet.

•Apresentar irritabilidade e/ou depressão.

•Apresentar instabilidade emocional quando o uso da internet é restringido.

•Permanecer mais conectado (online) do que o programado.

•Ter o trabalho/ estudo e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo.

•Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas.

 “Ao abordar o livro paradidático: O Mundo Real Chamando, percebi que havia nele uma possibilidade de chamar a atenção dos meus alunos sobre os riscos das novas tecnologias, pois o livro se desenvolve a partir das ideias do personagem Paulo Henrique, o PH, que considera normal passar 8 horas por dia conectado em seus games. Para ele, ficar em frente ao computador o dia todo faz parte de sua rotina. Já a sua mãe compara a atitude do filho a um vício, defendendo a importância da convivência social, enfatiza a Professora Renata Veiga.

     A autora consegue abordar no decorrer da obra episódios simples do cotidiano dos jovens, como a dependência da internet, a importância de os pais não proibirem o acesso radicalmente e sim garantirem um equilíbrio e limites, o uso excessivo da linguagem conhecida como “internetês”, na qual as palavras são abreviadas e sem acentos. Ela também ressalta alguns perigos proporcionados pela rede, como pessoas que criam perfis falsos para enganarem aqueles que estão “do outro lado”.

É indiscutível a necessidade deles estarem inseridos neste mundo virtual, entretanto é importante mostrá-los que a internet, o computador, o videogame ou o celular não causam doença nenhuma. O que gera um desequilíbrio é a má utilização dessa tecnologia, o uso exagerado e descuidado”.

veja mais fotos

Fonte: Redação