senha

Professor do Laura Será Auxiliar Técnico da Seleção

em 09/10/2014 | 00h00min

Professor do Laura Será Auxiliar Técnico da SeleçãoTiago Siqueira Rangel, professor de Educação Física do Instituto Profissional Laura Vicunha, em Campos dos Goytacazes-RJ, está pronto para viver um evento marcante em sua vida. Entre os dias 29 de outubro e 10 de novembro, ele participa da Copa de Futebol Unificado da Special Olympics, na Malásia, como auxiliar técnico da Seleção Brasileira.

O torneio tem o objetivo de promover o esporte unificado, mais justo e inclusivo, com equipes compostas por atletas com e sem deficiência intelectual. A Seleção Brasileira, por exemplo, tem 9 atletas regulares e 8 parceiros (sem deficiência). Para Tiago, o esporte unificado é uma tendência no mundo e ajuda a quebrar preconceitos em relação à diversidade das equipes. "O nível de habilidade dos atletas é o mesmo. Na Copa, teremos um nível técnico muito alto", ressalta.

Entre as aulas no Instituto Laura Vicunha, Tiago viaja bastante, ministra palestras e capacitações, e ajuda na preparação da sua equipe para o mundial. Em um dos treinamentos, em junho, a Seleção Brasileira Unificada participou de um amistoso contra a Seleção Brasileira de Artistas, com a presença de bi-campeões mundiais. Romário e Zico, que são embaixadores e parceiros do projeto, deram o pontapé inicial da partida, que foi bastante disputada.

Antes de se tornar professor da Rede Salesiana de Escolas, Tiago Siqueira fez carreira como jogador de futebol, com passagens pela Seleção Brasileira Sub 17 e clubes como Vasco da Gama, Remo, Paysandu, Rio Branco, entre outros. Não só por isso, a convocação para a Copa foi recebida com muito entusiasmo. Ele ressalta que o evento tem um significado em todas as esferas da sua vida, como ex-atleta, educador salesiano e pai. “Eu digo que nada é por acaso. Tudo na vida tem um propósito. Tive uma filha, Lara, que era especial. E tenho o Lucas, que também é especial. Poder trabalhar e ajudar os especiais na parte desportiva é maravilhoso”, afirma.

Fonte: Redação