senha

Jornalista e Professor Gerson Dudus Lança Livro na FSMA

em 24/10/2015 | 00h00min

Jornalista e Professor Gerson Dudus Lança Livro na FSMA

“Uma Poética da Comunicação: Novos Movimentos Sociais e a Internet” é o nome do livro do jornalista Gerson Dudus, Professor da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), que foi lançado durante o VII Fórum Artístico, Científico e Cultural realizado na instituição. A obra é sua dissertação de mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, concluído em 2004.

- Resolvi publicar tanto tempo depois porque ela se revelou pertinente com as manifestações e movimentos em 2011 no mundo e em 2013/14 no Brasil. Foi a primeira vez no Brasil que se usou a teoria da comunicação proposta por Michel Serres, filósofo francês, mais conhecido no meio acadêmico por seu trabalho com a filosofia da ciência – explica o autor.

O livro trabalha com o conceito de poética, uma maneira de trabalhar teoria e prática integradamente, como o autor entende o modo de pensamento complexo de Serres. E aproxima o modo de pensar do filósofo francês dos movimentos sociais que se apropriaram da internet em seu ativismo por mais cidadania - mais direitos, mais democracia, mais igualdade.

Na ocasião também foi lançada a obra “Caminho”, um plaquette com poemas-releitura em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade e seu poema “No meio do caminho”, que está fazendo 90 anos. A iniciativa foi em comemoração ao Dia do Poeta, 20 de outubro.

Fonte: Redação