senha

Sarau de Poesia no Castelo/Macaé

em 10/12/2014 | 00h00min

Sarau de Poesia no Castelo/Macaé

Um sarau de poesia, reunindo teatro, música e dança, marcou a culminância do projeto “Toda Palavra”, realizado nas turmas do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo. A iniciativa teve como objetivo possibilitar aos alunos não só a leitura, mas também o trabalho de reconstrução de sentidos, através dos textos escritos por eles.
O Projeto Literário-Filosófico “Toda Palavra” foi planejado e executado durante o terceiro trimestre de 2014 pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Maria Aparecida Alves de Araujo, e pelo professor de Filosofia e Sociologia, Moacyr Macedo. Junto aos alunos foi feita uma análise crítico-sócio-literária do mundo que os cerca, a partir dos livros lidos.
A professora explica que na preparação do trabalho, os alunos passaram pelas etapas de leitura dos Clássicos da Literatura, leitura de livros contemporâneos, biografia dos autores, contexto histórico dos livros, analogia entre o tema na época em que a obra fora produzida e nos dias atuais, estudo biográfico dos filósofos e das suas concepções filosóficas e associação entre os que partilhavam ideias comuns às dos escritores lidos.
- O trabalho com textos literários é um grande aliado nessa reconstrução. Leitura e escrita são processos que se completam e complementam – afirma a Professora Maria Aparecida.

veja mais fotos

Fonte: Redação