senha

Estudos Ambientais e Projetos Inovadores no ISECENSA

em 03/12/2016 | 00h00min

Estudos Ambientais e Projetos Inovadores no ISECENSA

A Disciplina de Estudos Ambientais é oferecida no 2º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo do ISECENSA. O objetivo é apresentar e debater a certificação LEED e o conceito de descontinuidade sistêmica, por meio de estudos de caso. Nessa teoria é levantada a necessidade de repensar os modelos vigentes de produção e consumo, a fim de propiciar o desenvolvimento sustentável, a manutenção de um clima social salutar e a resiliência da natureza.

- Arquitetos e urbanistas são também responsáveis por conduzir o desenvolvimento de novos produtos e, portanto, são fundamentais na prática da descontinuidade sistêmica - afirma Aristides Marques, coordenador do curso.

Dentro dessa perspectiva, os acadêmicos do ISECENSA apresentaram dois projetos inovadores. Divididos em equipes, projetaram um abrigo transportável, impermeável e reutilizável, com capacidade de proteção para uma pessoa de até 1,80 de estatura. Com a produção inicial de 10 unidades, as mesmas serão doadas para os moradores de rua, através da Pastoral Universitária. O segundo projeto partiu do conceito da sustentabilidade. Utilizando materiais já com o primeiro ciclo de vida encerrado, como latões, pallets, pneus, câmaras de ar, caixotes, carreteis e tubos de pvc, os futuros arquitetos produziram interessantes poltronas, sofás e penteadeiras.

- Ambos projetos mostraram excelentes resultados. Os produtos são um legado dos alunos que passaram pela disciplina e a vontade de entregar projetos superiores resulta numa constante elevação da qualidade - disse Alber Neto, Professor responsável pela disciplina e orientação dos trabalhos."

veja mais fotos

Fonte: Redação