senha

Festa de Madre Mazzarello

em 12/05/2019 | 00h00min

Festa de Madre Mazzarello

Madre Mazzarello nasceu no dia 9 de maio de 1837, em Mornese, na Itália. Oriunda de uma família de camponeses, desde pequena trabalhou no campo auxiliando seu pai. Recebeu uma profunda educação cristã e aos 15 anos inscreveu-se na Associação das Filhas de Maria Imaculada.

Em 1860, com a chegada do tifo a sua cidade, atendeu ao pedido de seu confessor Padre José Pestarino e cuidou dos familiares doentes até também adoecer. O tifo comprometeu sua força física, mas não sua fé e, repentinamente, ela curou-se. Impedida de continuar o trabalho no campo, decidiu ser costureira e ensinar o ofício às jovens pobres, após ter uma visão de meninas correndo em um pátio e ouvido uma voz que lhe disse “Confio-as a ti”.

Em 1864, Dom Bosco foi a Mornese com o intuito de abrir um colégio na região e realizou uma visita à oficina de costura das Filhas de Imaculada, ficando impressionado com o trabalho realizado no local. Quando Pio IX pediu a Dom Bosco que fundasse um instituto feminino, ele escolheu as Filhas da Imaculada e as enviou para o colégio assim que ficou pronto.

Inicialmente, Madre Mazzarello e as colegas sofreram com a hostilidade dos conterrâneos, insatisfeitos com o fato do colégio ter sido destinado às meninas, enquanto esperavam que ele fosse voltado para garotos. Apesar disso, as irmãs mantiveram a alegria e a fé. Em 1872, as 15 primeiras Filhas da Imaculada se tornaram as Filhas de Maria Auxiliadora – Irmãs Salesianas. A Madre, designada para superiora, preferiu ser chamada de “Vigária”, por considerar a verdadeira superiora Nossa Senhora. Com o passar dos anos o Instituto cresceu com a abertura das primeiras casas e com a realização de missões na América.

Madre Mazzarello foi um exemplo de humildade e dedicação. No dia 14 de maio de 1881, aos 44 anos, faleceu em Nizza Monferrato. Na data, o Instituto já contava com 165 irmãs e 65 noviças em 28 casas, situadas na Itália, na França e na América. Maria Domingas Mazzarello foi beatificada em 20 de novembro de 1938 e canonizada em 24 de junho de 1951. Seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.

Fonte: Redação