senha

Palavra da Inspetora

em 05/08/2018 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha - Circular 08/2018

“E Jesus disse: ‘Vinde e vede’. Eles foram e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com Ele.” Jo 1, 39

Queridas Irmãs, O mês de agosto é para a Família Salesiana um mês rico de comemorações que nos levam a olhar mais de perto o nosso ser vocacionadas à Vida Religiosa, consagradas à educação da Juventude – coração da nossa missão.

E para nos ajudar na reflexão tomo as palavras do nosso Pastor:

 “Os consagrados e as consagradas são chamados, antes de tudo, a ser homens e mulheres do encontro. Com efeito, a vocação não começa a partir de um nosso programa, pensado de modo «teórico», mas de uma graça do Senhor que nos alcança, através de um encontro que muda a vida. Quem encontra realmente Jesus não pode permanecer como antes. Ele é a novidade que renova tudo. Quem vive este encontro transforma-se em testemunha e torna possível o encontro para os outros; e faz-se também promotor da cultura do encontro, evitando a auto-referencialidade, que nos leva a permanecer fechados em nós mesmos.” (Palavras do Papa Francisco - Homilia da XX Jornada Mundial da Vida Consagrada – 02/02/2016).

Como os discípulos de Emaús que transformados pelo encontro com Jesus, retornam sem demora a Jerusalém, cidade da Páscoa e do Pentecostes, com o desejo de anunciar o Senhor Ressuscitado e de compartilhar a experiência de felicidade total que alargou o olhar e o coração deles, também nós, vocacionadas à Vida Religiosa somos chamadas a ser no mundo de hoje, profetisas: proclamar com a vida a essência da vida trinitária. Ou seja: ser e viver na comunidade e nas relações cotidianas que Deus é relação de amor.

Contemplando as relações da família trinitária entendemos que o mistério está no Amor. O amor é o que unifica a relação. Tudo que diverge do amor, distancia, divide e gera discórdia, morte. Ser profeta no mundo de hoje é testemunhar com a própria vida essa relação amorosa com Deus-Pai, com Jesus-nosso irmão e com o Espirito Santo que alimenta em nós a vida capaz de gerar vida.

Logo, somos chamadas a viver relações de proximidade, de intimidade com Deus. Relações que alimentam em nós o desejo profundo de sermos pessoas felizes e realizadas capazes de gerar vida, de entusiasmarmo-nos com as maravilhas que na oração, no encontro cotidiano com Deus vamos experimentando e contemplando. Vivenciando estas relações certamente transbordaremos nas relações com as pessoas o perfume do Amor, da alegria daqueles que vivenciam o verdadeiro encontro que transforma.

E, transformadas por este encontro amoroso, seremos pessoas capazes de gestos proféticos. E aqui entendemos as atitudes mais simples, cotidianas, mas que são capazes de transformar, de tocar o coração e causar mudanças. Olhemos com os olhos de Jesus: há tanta pobreza nas ruas e bem próximos de nós, tantas crianças sem acesso à escola, sem família, pessoas idosas sem abrigo, com fome, sem oportunidade de trabalho, muitos sem voz e desassistidos dos direitos básicos de sobrevivência. Isto não nos toca? A relação com Deus deve nos levar a ter um coração sensível aos clamores dos nossos irmãos. E mais, mudar o nosso estilo de vida. E nos aproximar daqueles que são os preferidos de Deus porque nada têm. 

Tal cenário onde os gritos clamam e tanto nos incomodam, não pode nos derrotar. É preciso que sejamos sinais de esperança e testemunhemos que Deus é misericórdia e que a fraternidade pode ser a resposta possível. Já nos dizia o Papa Francisco: “O testemunho carismático e profético da vida dos consagrados, na variedade das suas formas, pode ajudar a reconhecer-nos todos mais unidos e a favorecer a plena comunhão” (Encontro com os participantes do Jubileu da Vida Consagrada – 01/02/2017).

Somos chamadas a identificar caminhos concretos para realizar uma presença evangélica educativa, em sintonia com a nossa identidade salesiana e com as expectativas dos jovens. A mudança rápida que marca o nosso tempo nos pede que caminhemos na estrada evangélica, fiéis ao carisma salesiano, ou seja, fiéis aos jovens e prontos a perscrutar continuamente os sinais dos tempos (cf. Atos do XXIIICG, nº 09).

Celebremos com alegria o dia do Instituto (146 anos) e o dia do nascimento de Dom Bosco. 

Com carinho as abraço, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação