senha

XV ENARSE e VIII ENEL: Gestão Educacional Empreendedora e 15 Anos de Trabalho em Rede

em 07/10/2017 | 00h00min

XV ENARSE e VIII ENEL: Gestão Educacional Empreendedora e 15 Anos de Trabalho em Rede

Três dias intensos de palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos e painéis formativos. Assim foi o XV Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil de Escolas (ENARSE), realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, em Brasília-DF, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC). Neste ano o evento aconteceu integrado às atividades do VIII Encontro Nacional de Ecônomos Locais (ENEL) e reuniu cerca de 400 pessoas, entre diretores da RSB, diretores das escolas salesianas, ecônomos, gestores e animadores de polo.

 

Esta edição celebrou os 15 anos da RSB-Escolas, com objetivo de rever conquistas e apontar perspectivas. Os trabalhos foram norteados pelo tema “Gestão educacional empreendedora e profissional: visão do cenário educacional brasileiro e compromisso com o carisma salesiano”.


A mesa de abertura foi composta pelos diretores-executivos da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Pe. José Adão Rodrigues da Silva, pelo diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil. Pe. José Marinoni; pelos inspetores referentes Ir. Maria Carmelita Conceição e Pe. Nivaldo Pessinatti; e pelos membros do Conselho Geral dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, Pe. René Antonio Santos e Ir. Ivone Goulart.


Após a abertura solene, o Pe Edson Donizetti Castilho, diretor-presidente da Rede Salesiana Brasil, apresentou a conferência magistral com o tema “15 anos da Rede Salesiana Brasil de Escolas: conquistas e perspectivas”. Ele salientou a importância de seguirmos firmes no propósito de consolidação de nossa rede de escolas, aliando, como que num único movimento, competência técnico-pedagógica, densidade de propostas pastorais e acompanhamento espiritual de jovens.


Edevaldo Gaudêncio, coordenador de Inovação e Produtos Digitais da Editora Edebê, apresentou a Edebê Educação. Produzida em parceria entre a Editora Edebê e a RSB-Escolas, a plataforma educacional permite conectar alunos, professores e familiares; divulgar e compartilhar as realizações das escolas com maior agilidade e realizar atividades pedagógicas, provas e simulados no próprio ambiente virtual, além de oferecer um ambiente de interação (EdebêEdu) para todos os membros da comunidade educativa da RSB-Escolas.

 

O dia foi concluído com mesas redondas sobre temas pertinentes às reformas da educação: BNCC, Reforma do Ensino Médio, mudanças do ENEM e cenário atual para as escolas católicas. Participaram os conferencistas Dr. Gilberto Garcia, Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB); Prof. Esp. Wisley João Pereira, coordenador geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (MEC); Profª Drª Luana Bergmann Soares, diretora de Avaliação da Educação Básica (INEP); e a Profª Ma. Roberta Valéria de Lima, membro da Câmara de Educação Básica da ANEC.


A quinta-feira, 28 de setembro, teve início com os Grupos de Trabalho. Os diretores da RSB-Escolas, Ir. Adair Aparecida Sberga e Pe. José Adão Rodrigues da Silva, falaram sobre as Diretrizes Pedagógicas da Rede Salesiana Brasil de Escolas, ressaltando que elas são importantes para o cumprimento da missão da RSB-Escolas.


A palestra seguinte abordou o curso “Competências Docentes para o Século XXI”. Realizado em uma parceria da RSB-Escolas com duas universidades da Finlândia Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e Häme University of Applied Sciences (HAMK), o programa começou a ser aplicado no mês de março no INSG Castelo, em Macaé-RJ; no Colégio São José, em Natal-RN, e no Instituto São José, em São José dos Campos-SP. Participaram, em cada unidade, 40 educadores salesianos, da educação infantil ao ensino médio. A ideia é que, após o curso, os docentes da instituição pudessem demonstrar o aprendizado na própria realidade escolar. Durante o GT dedicado ao tema no ENARSE, Cíntia Moreira de Castro, Mario Sérgio de Oliveira e Soraia Lopes Giovani relataram as experiências bem-sucedidas e inovações levadas pelo curso às escolas participantes.

 

Destaca-se também, dentre outros pontos, painéis formativos simultâneos e diferenciados para os diretores institucionais (“A gestão das instituições educacionais católicas em tempo de crise”), para os ecônomos (“Gestão empreendedora em cenários competitivos: um desafio em três níveis para as Escolas Salesianas”), e para os gestores pedagógicos (“Coordenação pedagógica e inovação nos processos de ensino e aprendizagem”).

Outro importante momento foi a socialização dos compromissos assumidos no IV ESA e a projeção para o próximo triênio à sua luz.

O dia foi concluído da melhor forma possível: uma fervorosa missa no Santuário Dom Bosco e visita à cripta com sua relíquia , seguida de show do Padre João Carlos! 


No terceiro e último dia, 29 de setembro, os diretores-executivos da RSB-Comunicação, Ir. Márcia Kofferman e Pe. João Carlos Ribeiro, apresentaram o tema “Gestão da Comunicação na Escola Salesiana”.  Durante a palestra, ressaltaram as dimensões carismática e estratégica da comunicação para a Rede Salesiana Brasil. Segundo os diretores, “o objetivo da comunicação é fortalecer o sentido da Rede e os processos comunicacionais que se desenvolvem nas unidades escolares em consonância com as linhas de ação da RSB-Comunicação”.

 

Na oportunidade, eles explicaram a proposta da RSB-Comunicação, suas responsabilidades em relação às unidades educativas e seus documentos e materiais de referência (Diretrizes Nacionais da Comunicação, Manual de Redação e Manual de Marca). Falaram ainda da importância da gestão dos processos comunicacionais articulada com os outros setores da unidade educativa e sobre os desafios da construção da imagem salesiana em níveis local e nacional.

 

A segunda palestra, de Aline Pinto, autora da nova coleção para a educação infantil, "Girolhar", abordou o projeto da Rede para o segmento, que tem como proposta modernizar e dinamizar as vivências da educação infantil. A nova coleção Girolhar é concebida por profissionais de grande experiência na educação infantil e vem sendo construída aos poucos junto aos educadores da Rede. Os autores Ricardo Mamone e Miguel Perez falaram sobre o Material Revisional da RSB, que está em produção para ser um subsídio que acompanha o Material Didático da Editora Edebê para o 3º ano do ensino médio, com foco nas habilidades e competências para o ENEM. Os autores ressaltaram que trata-se de “uma proposta diferenciada, pensada sob medida para a nossa comunidade escolar”.

 

As últimas exposições foram dedicadas a assuntos de planejamento estratégico pertinentes à Editora Edebê Brasil: Comercialização e Logística, com Normando Ramos; e Prospecção e Divulgação, com Tatiana Kelly Lima.

 

A Solenidade de Encerramento fechou os trabalhos do dia e do XV ENARSE e VIII ENEL, com a participação dos diretores-executivos da RSB, da RSB-Escolas e dos inspetores referentes.

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos