senha

Apresentação da Estreia 2017

em 31/12/2016 | 00h00min

Apresentação da Estreia 2017

Somos Família! Cada casa, escola de vida e de amor

Na tarde do dia 27 de dezembro de 2016, o Reitor Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, apresenta, na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), a mensagem da Estreia 2017 “Somos Família. Cada casa escola de vida e de amor”.

O evento foi introduzido com a saudação da Conselheira para a Família Salesiana, Ir. Maria Luisa Miranda, a todos os presentes que, com as notas do canto Pai, Mestre e amigo, exprimem a alegria do encontro com o X Sucessor de Dom Bosco.

A Madre Geral, Me. Yvonne Reungoat, dá as boas vinda ao Reitor Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, acompanhado pelo Conselheiro para a Comunicação Social, Pe. Filiberto González e pelo secretário Horacio López. Com alegria, convoca para a participação os diversos membros e grupos da Família Salesiana do mundo todo para ouvir a apresentação da Estreia dirigida de modo especial a eles. Entre os presentes está a família que compartilhou a emocionante experiência de ser protagonista no vídeo da Estreia.

A apresentação do Reitor Mor é precedida pela visão do vídeo da Estreia. Pe. Ángel repassa os conteúdos da mensagem, que desenvolvem, em filigrana, os temas eclesiais e salesianos mais significativos sobre o tema da família, cujo centro é a atenção às famílias dos mais diferentes contextos nos quais estamos presentes, e dirige um convite explícito à leitura atenta da Exortação Apostólica Amoris laetitia do Papa Francisco.

Entre as reflexões há uma atenção à experiência familiar dos Fundadores, sobre a qual está fundado o estilo de família próprio do carisma salesiano. “Nascemos no seio de uma família, com sua beleza e seus limites, espaço vital onde se aprende a arte da vida e do amor. Família formada por pessoas que se amam, dialogam e compartilham, onde se experimentam afetos e se goza de intimidade e onde se aprende a pedir licença, a viver o perdão e a agradecer. O Reitor Mor declara explicitamente que, como Família Salesiana, com os 31 grupos que a compõem, somos os primeiros destinatários desta mensagem em razão de nossa identidade. O clima de família é, realmente, um dos elementos constitutivos do nosso ser e do nosso agir na família e com as famílias. É uma responsabilidade comum que nos põe em sinergia com o magistério do Papa Francisco na Igreja universal”.

O Reitor Mor, na conclusão, lembra a família de Nazaré, no seu caminho progressivo de fé não ficou isenta de dificuldades e de riscos. E é justamente esta experiência que a torna próxima das famílias de todos os tempos: ela foi, de fato, uma família para “humanizar o Filho de Deus” e isto confere à família um valor sagrado excepcional. A Família é uma realidade complexa, que de qualquer forma permanece a estrutura original da sociedade.  Pe. Ángel convida a se perguntar o que se pode fazer, como educadores e educadoras, pastores e evangelizadores. E sugere passos concretos e proponíveis do ponto de vista dos caminhos educacionais, entre os quais acentua o acompanhamento como serviço prioritário e desafio a ser enfrentado juntos: como acompanhar os pais, os filhos? Como acompanhar com a ação pastoral os jovens que estão amadurecendo um projeto de vida pela escolha do matrimônio? Um acompanhamento vocacional que se traduz em proposta de espiritualidade e caminho de fé.

No final da apresentação a Madre Geral agradece o Reitor Mor pelo dom da Estreia e diz: «Na Família Salesiana, nós, FMA, sentimos que temos uma tarefa clara, porque, com os Salesianos de Dom Bosco e os Salesianos Cooperadores, somos os ramos nascidos diretamente do coração do Pai comum.  Os filhos primogênitos têm a tarefa de colaborar para concretizar os desejos dos pais e de ajudar os outros a fazerem o mesmo, de envolver-se ativamente na construção da unidade e do amor, de ser fonte de alegria e de realização plena do projeto de família... 

Neste sentido lhe prometo, em nome de todo o Instituto, o empenho de todas e de cada uma para atualizar a Estreia, no caminho comunitário e pastoral, no acompanhamento dos jovens e das famílias, em dar sabor de família ao nosso viver e trabalhar juntos».

O encontro termina com o canto a Maria, a Ela nos confiamos para cumprir a missão que, como Família Salesiana nos é confiada na Igreja, na sociedade em favor da família hoje.

Fonte: Redação