senha

A Arte de Agradecer

em 07/11/2016 | 00h00min

A Arte de Agradecer

Agradecer é uma arte. Só o faz, verdadeiramente, quem vê, sente e vive a vida como um presente, uma possibilidade.  Agradecer é a capacidade de reconhecer a importância do outro na sua vida. Nos reduzimos a nada sem a presença do outro em nosso cotidiano. Pare e pense: o que seria do seu dia sem a convivência direta e indireta com outras pessoas? Vivemos em permanente interdependência. Para a minha existência o outro se torna uma exigência.

Agradecer é um gesto de amor. Dizer “muito obrigado” a uma pessoa é tão belo quando dizer “eu te amo”. Quando agradecemos, estamos nos desvencilhando de um dos vícios mais perigosos de nosso tempo, a auto-suficiência. Como é triste alguém pensar que não precisa de ninguém para viver. Então, um gesto de amor é dizer “muito obrigado”. Agradecer é estar certo que alguém fez a diferença em sua vida.

Agradecer é selar uma união. Quando o filho agradece a seus pais pelo esforço e carinho a ele dispensados, sela seu amor em relação aos pais. Quando o esposo diz “muito obrigado” à sua esposa pelo carinho e cuidado que a mesma tem com ele, está estabelecendo um laço ainda mais forte. Mesma situação quando a esposa reconhece a importância de seu esposo e diz “muito obrigado”. Quando os amigos reconhecem o quanto são importantes uns para os outros, estão reafirmando uma relação que permanecerá no tempo, independentemente das intempéries que possam surgir.  Mas dizer “muito obrigado” em tempos de individualismos é um ato de coragem, e receber um “muito obrigado” em tempos de auto-suficiências é um ato de humildade. Sejamos, tanto corajosos como humildes, afinal, um muito obrigado pode salvar nosso dia e ser sinal do amor em nossa vida.

Na Bíblia descobrimos como agradecer a Deus, e assim vamos aprendendo esta arte que é reveladora do amor. “De todo o coração vos agradeço, Senhor, e proclamo as vossas maravilhas” (Sl 9, 2). “Dai graças ao Senhor porque ele é bom; eterno é seu amor por nós” (Sl 106,1; 117,1). O salmo 135 é uma ladainha de louvores e agradecimentos. “Com profundo respeito me prostro diante de vós, para agradecer vosso amor e fidelidade” (Sl 137,2). “Eu exaltarei o meu Deus e jamais deixarei de agradecer-lhe. Todos os dias bendirei o Senhor e para sempre hei de louvar o seu nome! (Sl 144,1).  “Como é bom louvar-vos, ó Senhor, e cantar salmos em vossa honra, ó Deus Altíssimo! Como é bom, de manhã proclamar vossa bondade e, à noite, bendizer vossa fidelidade. (…) Mesmo quando idosos, produzirão frutos, pois conservarão a saúde e o vigor. E assim, ó Deus, testemunharão que sois o rochedo inabalável, que sois bom, justo e sempre fiel no cumprimento de vossas promessas” (Sl 91, 2-3. 15-16).

Que nunca possa cessar nossa oração de agradecimento. Quem agradece, cresce. Reconhecer que Deus é fundamental em nossa vida é divinizar a vida que ganhamos de presente de Deus que tanto nos ama e nos quer ver felizes. Agradecer ao outro pelo que fez em relação a nós é humanizar nossas relações e garantir mais verdade e singeleza aos nossos dias.

Agradecer é crescer em humanidade. Agradecer é experimentar o amor. Agradecer é abrir o coração e deixar o outro ali permanecer. Agradecer é evangelizar. Agradecer é estabelecer laços. Agradecer é viver convivendo. Agradecer é um jeito de revelar Deus. Agradecemos aos céus para que a vida na terra seja mais divina e agradecemos à terra para que possamos experimentar, mesmo de forma antecipada, um pouco do céu. (Pe. Ederson Iarochevski)

Fonte: Redação