senha

Palavra da Ir. Ana Teresa - Setembro

em 05/09/2016 | 00h00min

Palavra da Ir. Ana Teresa - Setembro

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular 092016

Existimos não só pelo poder de Deus,mas também na sua presença e companhia. Por isso O adoramos.(Papa Francisco)

Queridas irmãs,

Papa Francisco instituiu o 1º de setembro como o dia mundial de orações pelo cuidado da criação, a ser celebrado todos os anos. Ele nos diz: “O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”. 

Diante da crise ecológica e civilizatória que estamos vivendo, somos convidadas a uma verdadeira conversão ecológica. Trata-se de assumir a responsabilidade e o compromisso mais intenso e forte no sentido de nos percebermos colaboradoras de Deus no cuidado para com o planeta como casa de todos, casa comum. E neste contexto somos chamadas a integrar na própria vida um estilo mais pobre, mais simples e despojado, alicerçado no uso responsável e no cuidado, contrapondo à cultura do descarte e do provisório. E ainda, a criar a cultura da defesa da vida e da integridade do planeta, gerando a responsabilidade universal pelo cuidado da criação.

Na Carta Encíclica ‘Laudato Sí’, o Papa Francisco fala em conversão ecológica. Ele propõe a todos, linhas de espiritualidade ecológica que nascem das convicções da nossa fé, pois o Evangelho nos ensina um modo novo de pensar e viver. Ele nos coloca em profunda comunhão com a Trindade. A crise ecológica é, portanto, um apelo a uma profunda conversão interior. 

A conversão ecológica emerge nas relações com o mundo que nos rodeia, sendo geradas no encontro cotidiano com Jesus e com sua Palavra no Evangelho. Viver a vocação ecológica é parte essencial de uma real consciência de ser criado e pertencente à criação, filhas e filhos do Deus criador. Ela implica gratidão e gratuidade, um reconhecimento do mundo como dom recebido do amor do Pai, provocando gestos generosos para com a criação, obra do coração amoroso de Deus para com a humanidade. 

A ‘Laudato si’ é sim um passo de gigante nessa direção: quer se tornar uma contribuição relevante para que nos empenhemos na solução dos problemas ambientais que a todos afetam.

A visão de ecologia do Papa Francisco alcança toda a realidade da pessoa, envolve a interdependência como realidade divina, do Pai com o Filho no Espírito Santo, em comunhão além do tempo, mas à qual, segundo o ensinamento de Jesus, somos todas chamadas. Uma ecologia mais do que sagrada, teologal, que, longe de relativizar, confirma, consolida e dá sentido a tudo que faz parte da criação, coroa sua integralidade e nos coloca em prece:  ‘Laudato si’, Signore!

Somos chamadas a cuidar da natureza, como dom de Deus. Nela está a beleza do coração de Deus. 

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa.

 

Louvemos o Senhor. Ele faz maravilhas!    

Pelos vários encontros vocacionais no mês de agosto: Linhares, Rio das Ostras, Paróquia S. Sebastião – Rio, Nova Iguaçu, Resende... Deus continua chamando. Nossa vocação é um DOM PRECIOSO!

Pela 3ª etapa do Encontro da 3ª Idade com Ir. Maria de Fátima Morais;

Pelos encontros com ênfase na Gestão Administrativa com as assessoras: Ana Cristina Louzada; Ir. Mª Tereza Diniz;

Pelo encontro das animadoras vocacionais do Brasil, junto com o serviço de Comunicação, realizado em São Paulo

Pelo encontro com Ir. Nieves Roboso em São Paulo – Momento de grande reflexão e aprofundamento do nosso ser FMA – educadoras comprometidas com a caminhada de fé umas das outras e do Jovem;

Pelo encontro das Coordenadoras de Comunicação do Brasil – EcosBrasil – São Paulo;

Pelo encontro Nacional das Coordenadoras de Pastoral Juvenil – Porto Alegre.

Com alegria e esperança lancemos nossas energias e nossa vida inteira na missão de resgatar a VIDA dos Jovens que clamam por dignidade e por oportunidades de dias melhores e mais felizes.

Fonte: Redação