senha

Palavra da Ir. Ana Teresa - Janeiro

em 07/01/2016 | 00h00min

Palavra da Ir. Ana Teresa - Janeiro

Queridas Irmãs,

A força impulsionadora da misericórdia é o amor compassivo e afetuoso de Deus conforme a aliança que Ele por bondade estabeleceu com o seu povo. Através de Jesus, a aliança de Deus estendeu-se a toda a humanidade.

Papa Francisco


Iniciamos um novo ano. Abracemos o 2016 como um ano de grandes oportunidades. Somos pessoas privilegiadas porque vocacionadas a uma missão nobre: estar com os jovens e ser para eles resposta do amor de Deus.“Ser com os Jovens, missionárias de alegria e esperança”, “alargar o olhar “, anunciar com a vida que somos pessoas felizes. Seja este o nosso programa para ano que se inicia.

O Papa Francisco convocou-nos ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia chamando-nos a atenção para o rosto de Jesus que revela a misericórdia do Pai.

Misericórdia é a expressão máxima da caridade. Misericórdia é a compaixão que o coração experimenta frente à miséria e à necessidade do próximo. Compaixão é a tradução do hebraico rahamim (entranhas), para falar do amor de Deus como aquele que vem do mais profundo do ser materno. Deus é Amor (1Jo 4,16).

Misericórdia é, assim, sentimento e gesto, pois, “o Senhor revelou a sua misericórdia tanto nas obras como nas palavras”. É, portanto, sentimento porque revela de forma concreta o amor de Deus por nós na encarnação do Verbo. E é também gesto, porque o Senhor veio ao encontro das pessoas e tocou nelas manifestando sua bondade e ternura, sobretudo pelas mais pobres e necessitadas.

Jesus, no sermão da montanha, proclama bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7). E ensina seus discípulos a serem misericordiosos como o Pai do céu, que faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos (Mt 5,45). 

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6,36). Quando o Papa Francisco fala sobre o tema, ele aponta um programa de vida, partindo de escutar a Palavra de Deus, recuperar o silêncio, meditando esta palavra que nos é dirigida. Se assim fizermos, será possível contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como estilo de vida. 

Nesse ano jubilar, somos convidadas a buscar o sacramento da reconciliação e a conversão pessoal. 

E mais: devemos ser misericordiosos como o Pai. Este é o apelo do Papa Francisco, pois o Pai dá tudo de si gratuitamente. Por isso, temos um desafio como Igreja de “cuidar das feridas de nossos irmãos, de enfaixá-las com misericórdia e tratá-las com solidariedade aliviando com o óleo da consolação os desconsolados”. 

Uma maneira prática de realizar ações tão ricas como essas são as obras de misericórdia corporais: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistências aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos. Ou ainda as obras de misericórdia espirituais: acolher os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas, rezar a Deus pelos vivos e os defuntos.

Em tempos de violência exacerbada, terrorismo, guerras, intolerâncias, é propícia a existência de uma grande corrente planetária de solidariedade, tolerância, perdão, espiritualidade. O Papa Francisco, com inspiração e sensibilidade, vem liderando essa corrente, com a força do amor, da humildade e da oração, propondo gestos concretos que desarmem os corações e aproximem até os inimigos. Assim, fica possível acreditar que a esperança não decepciona (Rm 5,5). 

Faço meu o convite do Papa Francisco aos jovens. Que hoje pode ser também para nós - educadoras dos Jovens - uma proposta ousada:

“A vocês jovens que são muito concretos, eu quero propor que escolham, para os primeiros sete meses de 2016, uma obra de misericórdia corporal e uma espiritual para praticar mensalmente” (Mensagem para o JMJ 2016).

O Senhor nos ensine a viver um novo estilo de vida: o “estilo da Misericórdia”.


Preparemo-nos para o Retiro Anual a realizar-se nos dias 15 a 22/01/2016 -  São 33 Irmãs confirmadas para este retiro. Seja um tempo de graça! Pe. Tarcizio Paulo Odelli, sdb, será o Orientador.

No dia 22/01/2016 - encerramento do Retiro uniremos nosso louvor em ação de graças: pelos 60 anos de Vida Religiosa de Ir. Giuliana Acerbis - 05/08/1955 / 05/08/2015; Renovação dos Votos de Ir. Jaqueline; Envio de Maria Cristiana ao Aspirantado e Momento de ação de graças pelo ano de 2015.

Que o nosso ano seja abençoado e a Virgem Maria nos ensine a trilhar os caminhos da Paz e de Verdade!

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação