senha

Palavra da Ir. Ana Teresa - Outubro

em 12/10/2015 | 00h00min

Palavra da Ir. Ana Teresa - Outubro

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  RJ/ES – Circ.10/2015


“Quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos” Mt 10,44

Alargai o olhar. Com os jovens, missionárias de esperança e de alegria. XXIIICG


Queridas Irmãs,

O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação missionária em todo o mundo.

Também para nós o “da mihi animas, cetera tolle”, que levou Dom Bosco e Madre Mazzarello a se tornarem dom total para os pequenos e para os pobres, é a alma da nossa missão educativa. Somos convocadas, convidadas a alargar os horizontes do nosso serviço até os confins do mundo.

Uma tônica do Papa Francisco é “sair” - uma Igreja em saída, uma vida religiosa em saída. E podemos dizer: uma Inspetoria em saída, uma comunidade em saída. 

No ‘ide’ de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja. E hoje todas somos chamadas a esta nova ‘saída’ missionária. Somos chamadas a sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho. E sabemos que a periferia pode estar dentro da nossa casa, nos nossos espaços e ambientes de trabalho e de missão. É preciso alargar e educar continuamente nosso olhar e nosso coração para ver e perceber o entorno: há muitos necessitados, há espaços de missão na nossa casa, na nossa rua e na vizinhança que nos circunda.

E ainda, é preciso pensar que, o primeiro espaço a ser evangelizado, somos nós mesmas. Ninguém dá aquilo que não tem. Daí o grande compromisso, a grande responsabilidade de cuidar diariamente do nosso ‘SER RELIGIOSO’. O mundo espera de nós, que sejamos pessoas que transmitam e espelhem: amabilidade, paz, harmonia, vida interior cuidada e serenamente habitada por Deus. Esse é o nosso empenho missionário: sair de si e ser para os outros.

O Capitulo Geral XXIII nos diz: “O encontro com o Deus da Vida é inseparável do encontro com as pessoas. Foi assim com Maria: plena de vida e de graça por parte de Deus, encontra os outros de modo novo. A primeira evangelizada se torna a primeira evangelizadora. Assim como Maria, portadora de alegria a Isabel, abramo-nos a um novo dinamismo missionário. Em saída, como os discípulos de Emaús, fortalecidas na fé e na esperança, andemos com coragem e alegria em direção às periferias juvenis que necessitam da luz do Evangelho” .

Neste clima missionário acompanhemos com nossas orações os caminhos de Ir. Silvia Boullosa pelas casas da nossa Inspetoria. Como Maria ela visita e leva a todas a mensagem do Instituto, a ’Boa Notícia’ que seguramente será lançada em terra boa e resultará em abundantes frutos. 

A Virgem Maria, Mãe Aparecida do povo brasileiro, nos ajude a ter um novo ardor de ressuscitadas para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. E nos dê também a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom do amor que não se apaga.

Preparemo-nos com entusiasmo e alegria para a Assembleia Formativa: 

- 31/10 - 1º e 02 /11 (enviarei nos próximos dias informações mais precisas).

Permaneçamos em comunhão. Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação