senha

Dom Bosco e o Sagrado Coração de Jesus

em 09/06/2015 | 00h00min

Dom Bosco e o Sagrado Coração de Jesus

Na Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Roma, construída por Dom Bosco, a capela no fundo, à esquerda de quem entra no santuário, encontramos a Imagem do Sagrado Coração. É pequenina, graciosa, muito recolhida e adaptada à oração. Muitas vezes se observam devotos e peregrinos em oração e recolhimento.

Pela grande devoção que tinha Dom Bosco, ele mesmo escreve, depois das revelações de Santa Margarida Alacoque:

“Esta devoção foi adaptada por clérigos e leigos com um entusiasmo singular, já que ela correspondia a uma necessidade presente no coração”.

Essa devoção de Dom Bosco é testemunhada, também, pelo P. Barberis (SDB), que escreveu:

“Era admirável a devoção de Dom Bosco ao Sagrado Coração de Jesus. Recomendava-a muito aos seus jovens…”

E demonstrou esse amor e devoção já no fim da sua vida, construindo a Basílica do Sagrado Coração com grandes sacrifícios e humilhações, junto da estação Termini em Roma, em 1887.

Conta-nos a história que, um dia, o Papa Leão XIII reuniu os cardeais e disse-lhes: “Devemos prosseguir os trabalhos da construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, mas não temos condições financeiras e os recursos estão esgotados. Pergunto aos cardeais se têm alguma ideia a sugerir-me sobre isso, pois não podemos interromper tão grandiosa obra”.

Foi então que o cardeal Alimonda, de Turim, disse: “Santo Padre, tenho uma sugestão: confie essa empresa a Dom Bosco e eu asseguro que ele levará avante esse projeto”.

“Mas Dom Bosco aceitará?” – perguntou o Papa. “Eu tenho certeza disso, pois conheço Dom Bosco e sei que um desejo do Papa será uma ordem para ele”. O Papa não perdeu tempo. Dom Bosco estava em Roma e, imediatamente, o Pontífice o chamou e confiou- lhe seu desejo. Dom Bosco voltou a Turim e reuniu o Capítulo da Congregação Salesiana (evento que convoca a todos da Congregação para, guiados pelo Espírito do Senhor, “conhecer, em determinado momento da história, a vontade de Deus para melhor servir à Igreja” – art. 146). O Capítulo foi contra a aceitação de tal incumbência, pois Dom Bosco estava idoso, doente e com acúmulo de compromissos e dívidas. Mas Dom Bosco fora categórico ao expor o pedido do Papa e mostrou-se desejoso de atendê-lo, pois sabia que não lhe iriam faltar recursos. Fez-se nova votação e todos os capitulares votaram a favor.

Assim, no decorrer do ano de 1880 foi reiniciada a construção da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, com muito entusiasmo. Dom Bosco saiu à procura de recursos financeiros, viajando até a França. No dia 14 de junho de 1887, o templo era consagrado na presença de uma multidão de fiéis e muitos cardeais e bispos.

Cultivemos também esse amor ao Sagrado Coração de Jesus.

Digamos sempre: “Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós”.

Fonte: Redação