senha

Circular Ir. Ana Teresa

em 12/03/2015 | 00h00min

Circular Ir. Ana Teresa

Queridas Irmãs,«Criai em mim, ó Deus, um coração puro» (Sal 50, 12)

Esta súplica manifesta a profundidade com que devemos preparar-nos para celebrar, nos próximos dias, o grande mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor. E ajuda-nos também a olhar no íntimo do coração humano, especialmente em momentos feitos de sofrimento e de esperança como os que atravessamos atualmente.

O anseio de um coração puro, sincero, humilde, agradável a Deus nos alimenta e nos coloca na perspectiva da conversão. Um coração puro, um coração novo, é aquele que se reconhece impotente por si mesmo e se coloca confiante nas mãos de Deus para continuar a esperar nas suas promessas. Somos uma comunidade a caminho que constrói sua história a partir da Palavra rezada, meditada e encarnada na vida.

Neste tempo quaresmal, somos convidas pela Igreja a seguir Jesus, aquele que veio para servir. É um caminho de subida, não só para Jerusalém, mas até o mais alto grau do amor que se concretiza na cruz.

A Quaresma é um tempo de graça, um verdadeiro Kairós, tempo da manifestação de Deus. E tem como característica duas realidades muito importantes: olhar para Jesus e a conversão.

Conversão, revisão de vida e mudança de atitude.  É tempo de olhar para tudo o que temos vivido e como temos vivido: nossos relacionamentos em comunidade, com as pessoas de nossa convivência e com Deus. Será que Ele tem sido o nosso tudo? Nossa relação com Ele é de confiança, de intimidade e amor?

A Quaresma é entendida como um grande retiro, um retiro de 40 dias, no qual nos voltamos de coração sincero para o Senhor e d’Ele recebemos uma nova vida. 

Pedimos a Jesus Cristo que reine nos nossos corações, tornando-os puros, dóceis, cheios de esperança e corajosos na sua humildade.


Demos graças a Deus:

- pela acolhida e abertura de perspectivas na reunião de gestão administrativa acontecida na Inspetoria no dia 28 de fevereiro.

- pela abertura, ousadia e caminhada pautada na fé. Pela esperança e certeza do Deus que caminha conosco. Encontro Nacional dos Conselhos e coordenações inspetoriais. Encontro realizado nos dias 04 a 06 de março em São Paulo com participação de 84 Irmãs das 9 Inspetorias das FMA no Brasil em vista da nova configuração das Inspetorias das FMA no Brasil.

- pelo entusiasmo, espírito de rede e de comunhão vividos nas reuniões da Ecosbrasil – São Paulo, nos dias 07 e 08 de março e, em Brasília nos dias 09 e 10 de março com a equipe da RESCOM.

Coloquemos sob a proteção do nosso Deus:

- nos dias 11 a 13 de março em Belo Horizonte – Formação de Educadores – Pastoral Juvenil

- em Manaus nos dias 16 a 19 de março estarão reunidas as Coordenadoras Inspetoriais de Pastoral Juvenil em nível de Brasil.

- dia 27 de março – Assembleia Jurídica da Inspetoria Nossa Senhora da Penha.

- 28 de março pela manhã – reunião com as Diretoras de Comunidades e na parte da tarde encontro com as Cronistas das Comunidades.

Agora em março darei início às Visitas Inspetoriais. Conto com as orações de todas. 

Que a Virgem Maria nos ajude a purificar o nosso coração, tanto mais que já se aproxima a celebração da festa da Páscoa, para que participemos melhor no Mistério de salvação do seu Filho. 

Com carinho o meu abraço, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação