senha

Vaticano Reconhece o Martírio de Dom Oscar Romero

em 04/02/2015 | 00h00min

Vaticano Reconhece o Martírio de Dom Oscar Romero

O papa Francisco autorizou na manhã do dia 3 de fevereiro, a publicação do reconhecimento do martírio do Servo de Deus, dom Oscar Arnolfo Galdámez Romero, arcebispo de El Salvador (América Central). A promulgação do decreto ocorre após 9 anos, e possibilitará o início do processo da causa de beatificação de dom Romero. O postulador da causa é o presidente do Pontifício Conselho para a Família, dom Vincenzo Paglia.

A decisão do papa Francisco foi apresentada durante audiência privada com o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato.  Nesta quarta-feira, 4, será realizada coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé, sobre do processo de beatificação de dom Romero, com presença de dom Vincenzo Paglia.

Defensor dos pobres:

Natural de Barrios, em São Miguel, dom Oscar Romero nasceu em 15 de agosto de 1917. O arcebispo foi assassinado brutalmente em 24 de março de 1980, por um franco-atirador, durante homilia na capela do hospital do câncer La Divina Providencia, em São Salvador. O arcebispo teve intensa atuação na defesa dos mais pobres e desprotegidos no conflito armado salvadorenho ocorrido no período de 1980 a 1992.

Em 1996, foi apresentado o processo de beatificação de dom Romero pela Congregação para a Causa dos Santos, mas somente em 2006, houve autorização da Congregação para a Doutrina da Fé. Na diocese salvadorenha, o processo em sua fase diocesana iniciou em 1990. 

Fonte: Redação