senha

08 de Fevereiro: Dia de Oração Contra o Tráfico Humano

em 04/02/2015 | 00h00min

08 de Fevereiro: Dia de Oração Contra o Tráfico Humano

No dia 8 de fevereiro de 2015, com o tema “Acenda uma luz contra o tráfico”, será celebrado o primeiro Dia Internacional de oração e reflexão sobre o Tráfico de seres humanos, tema que mereceu sempre destaque da parte do Papa Francisco, desde o início de seu pontificado.

A iniciativa é promovida pelas Uniões internacionais de superiores gerais dos institutos religiosos masculinos e femininos, com o apoio de vários organismos do Vaticano. Será celebrada no dia em que a Igreja celebra Santa Josefina Bakhita, escrava sudanesa que se tornou religiosa canossiana e foi canonizada no ano 2000.

O tráfico de seres humanos “é uma das piores escravidões do século XXI” e “diz respeito a todo o mundo”, ressalta um comunicado dos religiosos promotores do dia. Citando dados da Organização Internacional do Trabalho e do Escritório da ONU contra a Droga e o Crime, os religiosos lembram que cerca de 21 milhões de pessoas são vítimas do tráfico para diversos fins: exploração sexual, trabalho forçado, tráfico de órgãos, mendicância, servidão doméstica, matrimônio forçado e adoção ilegal. Cerca de 60% das vítimas são mulheres e menores.

O Dia mundial contra o Tráfico de 2015 insere-se ainda significativamente dentro do Ano dedicado à Vida Consagrada e servirá, portanto, de estímulo para os religiosos espalhados pelo mundo para lerem os sinais dos tempos e a repensarem em termos proféticos o presente e o futuro da própria vida consagrada.

Fonte: Redação