senha

Comunicação na Igreja é Tema de Encontro da RIIAL

em 28/11/2014 | 00h00min

Comunicação na Igreja é Tema de Encontro da RIIALRealizou-se em Lima de 17 a 21 de novembro, o  13º Encontro Continental da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), cujo tema foi: “Redes para uma Cultura do Encontro”. Participaram diversos representantes das Comissões episcopais da Comunicação, vindos da América Latina e do Caribe e algumas FMA.
A RIIAL, em coordenação com o Pontifício Conselho para as comunicações sociais e com o Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), oferece instrumentos e oportunidades de formação cultural e tecnológica no campo das novas mídias, para favorecer bispos, sacerdotes e leigos na missão eclesial à qual foram chamados, organizando encontros periódicos de formação permanente e favorecendo a aquisição de habilidades técnicoinformáticas em nível capilar, a serviço do anúncio cristão.
O encontro foi dirigido por Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, que, pela primeira vez convidou os participantes a refletir sobre a razão de ser da RIIAL, presença de ação comunicativa na Igreja e “sentinela das tecnologias emergentes”. Daqui a urgência de passar de uma leitura instrumental da comunicação para o habitar, com senso crítico, o continente digital no qual se está chamado a testemunhar a cultura do encontro e da proximidade.
A RIIAL assumiu o desafio de ir além das tecnologias, para promover redes de diálogo e de escuta, da “ternura e da proximidade” e favorecer o encontro com o outro. A reflexão apontou para os novos cenários e desafios da cultura digital, enriquecidos pela troca de experiências em contextos diferentes, apresentados pelo Celam como instrumentos de evangelização e estratégias comuns, para o planejamento e construção de redes de comunicação a serviço da comunhão eclesial, no signo da conversão pastoral e da emancipação de autorreferência eclesiástica, segundo a perspectiva sugerida pelo Papa Francisco.
No encontro foi partilhada a experiência do processo educomunicativo que as FMA estão levando à frente na Escola pública, na periferia de Lima: “Casa aberta que educa, comunica e evangeliza”, síntese de um caminho que reconhece e acolhe as oportunidades oferecidas pela nova cultura digital na fidelidade à identidade carismática.  Foi valorizada a presença das FMA nos espaços digitais através do Site Institucional Internacional.
A Eucaristia de encerramento foi presidida pelo Cardial Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima, na Basílica de Santa Rosa de Lima, que solicitou aos presentes serem comunicadores e testemunhas de vida, a servirem ao Evangelho nos diversos contextos, valendo-se da nova cultura digital para serem anunciadores de boas notícias.

Fonte: Redação