senha

As Duas Últimas Semanas de Capítulo

em 04/11/2014 | 00h00min

As Duas Últimas Semanas de Capítulo

Ontem, 3 de novembro, começou para as Capitulares a última fase do Capítulo Geral, aberto no dia 22 de setembro passado.  O término, como foi previsto, será no sábado, dia 15 de novembro, festa da Beata Madalena Morano, com a palavra conclusiva da Madre, as assinaturas dos  verbais por todas as Capitulares, a solene celebração eucarística presidida pelo Reitor Mor, Pe. Ángel Fernández Artime. 

A semana das eleições, de fato, não concluiu a fase de reflexão, avaliação e proposta sobre os temas do CG 23. Nestes próximos dias haverá ainda muitos pontos a serem enfrentados, antes da conclusão. Em primeiro lugar a apresentação das propostas enviadas ao Capítulo, sobre os artigos modificados dos Regulamentos, a serem tomados em consideração e serem discutidos antes da votação. Já foram refletidas e foram assumidas decisões a respeito de vários aspectos inerentes às Constituições. 

Um ponto importante será a revisão dos artigos do Regulamento do Capítulo e a apresentação das Propostas com a consequente votação. As conclusões a que chegar o Capítulo, com relação às Propostas, serão comunicadas em seguida, com a mediação das Inspetoras e Delegadas. 

A Comissão de redação, no entanto, continuará a trabalhar em pleno ritmo na redação do Documento capitular, do qual foi apresentado o esquema básico – ainda provisório – na véspera da semana de discernimento e de eleições. O trabalho sobre o Documento capitular prevê um tempo de estudo pessoal e trabalhos de reflexão e partilha por Conferências interinspetoriais ou por grupos linguísticos. 

Antes do término do Capítulo se procederá à votação do Documento capitular. Seguirá o encontro por Conferências interinspetoriais, sobre modalidades da comunicação do CG XXIII às Inspetorias, sobre eventuais sugestões para o novo Conselho Geral, em vista da Programação do sexênio, das visitas às Inspetorias e das avaliações trienais. 

Sábado, 8 de novembro, as Capitulares viverão o momento tão esperado do encontro com o Papa Francisco no Vaticano.

Fonte: Redação