senha

O Caminho do Projeto Mornese e do Projeto Jerusalém

em 23/10/2014 | 00h00min

O Caminho do Projeto Mornese e do Projeto JerusalémNa sexta feira passada (17), Ir. Maria Américo Rolim, Ir. Mônica Menegusi e Ir. Maria Ko, juntamente com as outras consultoras do Âmbito e as Animadoras dos Projetos nas diversas línguas, apresentaram às Capitulares o caminho dos Projetos Mornese e Jerusalém.

O Projeto Mornese, nascido do desejo de algumas irmãs da América Latina e da paixão carismática de Madre Marinella “como uma sementinha”, desenvolveu-se e cresceu como uma experiência significativa de formação permanente. Foi interessante para as Capitulares conhecerem os primeiros passos dos seus 20 anos de vida: as motivações nas origens do caminho, as protagonistas e o percurso através dos Capítulos Gerais.

Neste sexênio, por um lado continuou-se a propor a experiência a todas as FMA ( de língua francesa, inglesa, italiana, portuguesa, espanhola) e, por outro, ampliou-se a modalidade de realização, dirigindo a proposta a outros destinatários específicos: FMA – animadoras de comunidade e FMA – leigas/leigos. As/os participantes se sentiram interpelados a renovar a identidade carismática e se apaixonarem outra vez pela missão para e com os jovens hoje. Viveram a experiência como volta a uma fonte que torna a dar vitalidade e dinamismo vocacional. Reforçar o sentido de pertença favorece uma visão mais ampla do Instituto, abrindo para a riqueza da universalidade.

Nos seus 8 anos de vida, o Projeto Jerusalém foi se consolidando, oferecendo às participantes uma oportunidade para redescobrir as raízes bíblicas da espiritualidade salesiana. Favoreceu maior tomada de consciência da íntima ligação entre Palavra de Deus e carisma salesiano, entre vocação e missão, também em vista do acompanhamento dos jovens. A união harmoniosa de uma terra, uma história, um livro, um povo, foi o fio condutor das experiências feitas, no horizonte do mistério de salvação, do carisma, da missão. Foram oferecidos elementos de exegese bíblica, teologia, espiritualidade, pastoral bíblica, liturgia, ecumenismo, história, geografia, arqueologia.

Nos dois Projetos, a experiência de peregrinação às fontes da vida cristã e do carisma foi enriquecida também pelas visitas dirigidas aos lugares santos e salesianos, celebrados na oração; pelos encontros com pessoas carismáticas e eclesiais, com as comunidades FMA e SDB; pelas celebrações litúrgicas, pela leitura orante da Palavra e pela reflexão pessoal; pelas oficinas práticas, pela partilha da vida comunitária e da oração.

Concluindo a apresentação foram compartilhadas algumas indicações de futuro, na perspectiva de uma eventual continuação dos Projetos Jerusalém e Mornese: ampliar a equipe de animação, também em vista da diversificação das propostas formativas a serem apresentadas nas diversas línguas e a diferentes grupos, com o envolvimento dos leigos. Garantir continuidade de formação das/dos participantes. Pensar em uma proposta, no estilo dos dois Projetos, também para jovens animadores. Dar continuidade de formação em nível inspetorial/local no horizonte da formação permanente. Realizar um Projeto ad hoc para a preparação de eventuais futuras animadoras.

“Em ti estão as nossas fontes todas”: este versículo do Salmo encerra a experiência dos participantes do Projeto, pensando em Jerusalém como mãe espiritual de todos os povos e Mornese como fonte do carisma. O retorno à “graça das origens” e a experiência transformadora, reforçaram, em tantas FMA e leigas/leigos, a redescoberta de que “lá todo nascemos”.

Fonte: Redação