senha

XXIIICG - Ser Casa no Coração da Europa

em 17/10/2014 | 00h00min

XXIIICG - Ser Casa no Coração da EuropaNa tarde de quinta-feira, dia 16, na sala capitular as Presidentes das Conferências Interinspetoriais da Europa e Oriente Médio - Ir. Benedìcte Pittì (CIEM), Ir. Maria Lujan (CIEP) e Ir. Anna Razionale (CII) - apresentaram o processo de “Reflexão Europa - Oriente Médio” com o objetivo não somente de torná-lo conhecido, mas também de compartilhar a experiência vivida, o caminho e os passos dados pelas Inspetorias quanto à revitalização do carisma.

O caminho teve início em 2010 com a constituição de uma Comissão, presidida pela Madre geral, M. Yvonne Reungoat e coordenada por Ir. Emilia Musatti, referente CII, em colaboração com as Conselheiras referentes das Conferências Interinspetoriais da Europa, Ir. Carla Castellino (CIEM) e Ir. María del Carmen Canales (CIEP). A Comissão teve como finalidade acompanhar, em diálogo com as Inspetoras, a “Reflexão Europa - Oriente Médio” oferecendo uma colaboração de pesquisa, estudo e propostas de revitalização carismática. Os membros da Comissão eram as Presidentes das Conferências Interinspetoriais, quatro FMA, representantes das Conferências Interinspetoriais da Europa e uma FMA Presidente da União das Conferências Europeias dos Superiores e Superioras Maiores (UCESM).

Alguns questionamentos feitos no início do percurso serviram como fio condutor do processo ativado: “Do que a Europa precisa? Como reapresentar o carisma neste Continente e no Oriente Médio? Com quais recursos? Como exprimir a riqueza vocacional na Europa, hoje? Como tornar-se consciente da mudança que ocorreu na Europa e as implicações da formação em todos os níveis? ". O horizonte do pensar e do caminhar como Europa - “Anunciar aos jovens de hoje o Evangelho da esperança com a força profética do carisma” - conduziu todo o processo e o compromisso de garantir a significatividade do carisma, cujas raízes nascem justamente no Continente europeu.

As Linhas programáticas elaboradas exigiram que as Inspetoras e as comunidades inspetoriais assumissem com responsabilidade e confiança o processo, fossem pessoas e comunidades ‘místicas e proféticas’ abertas à realidade e à corresponsabilidade com os leigos, construíssem comunidades vocacionais e assumissem o empenho na evangelização com o anúncio explícito de Jesus.

A experiência vivida até aqui foi muito significativa, para o trabalho, o conhecimento e a gradual mudança de mentalidade favorecida pela relação e valorização das diferenças. Esta sustentou algumas decisões quanto ao empenho de releitura das realidades inspetoriais, em uma visão de conjunto, em vista de um posicionamento geográfico mais ‘evangelizador’. Consentiu a tomada de consciência de que na Europa - Oriente Médio existem Inspetorias a caminho da reestruturação e Inspetorias em processo de expansão carismática.

O caminho está aberto e sempre em discernimento: é preciso não perder de vista alguns processos abertos e fundamentais tais como a interculturalidade e a evangelização, a formação, a animação e o governo. É importante fortalecer os passos de sensibilização nas comunidades através de experiências concretas e criar uma sempre maior sinergia com os caminhos empreendidos pelos diferentes Âmbitos e outros organismos ativos no Instituto.

Continuar este processo representa um compromisso de responsabilidade em relação à vitalidade do carisma na Europa, no Oriente Médio e em todo o Instituto.

A assembleia capitular avaliou positivamente a colocação das três Presidentes das Conferências europeias, como se pôde perceber através das muitas intervenções feitas após a partilha.

Fonte: Redação