senha

Escola Inicia 2º Semestre com Encontro de Formação para Educadores

em 08/08/2014 | 00h00min

Escola Inicia 2º Semestre com Encontro de  Formação para EducadoresCientes do momento de transição que as escolas atravessam com a chegada do MDD – Material Didático Digital -, o Colégio Castelo – Rio das Ostras iniciou o segundo semestre com um importante momento de formação continuada. Nos dias 14, 16 e 17 de julho, todos os educadores da escola estiveram reunidos com a intenção de orientar os trabalhos no segundo semestre.
Ir. Teresinha Ambrosim, diretora da comunidade educativa, apresentou uma importante reflexão acerca da atualidade do Sistema Preventivo e suas implicações hoje na contemporaneidade. O maior objetivo para a direção é atingir a todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de uma escola inovadora, que tem clareza do caminho a ser percorrido e que busca um alinhamento no planejamento de ações eficazes para criar uma sinergia e uma reflexão acerca da metodologia dos educadores e suas práticas.
“Consolidar o conceito de educação digital e apresentar propostas que valorizem o protagonismo metodológico é uma das diretrizes que almejamos para uma aprendizagem baseada em problemas, que valoriza os métodos de investigação, o trabalho colaborativo e a real troca de experiências são pontos fundamentais para o trabalho com nosso material didático.” Disse-nos Cíntia de Castro, assessora pedagógica da INSP, que colaborou para a formação.
O conceito de aula invertida foi o tema central das discussões entre os educadores que abordaram questões com relação à gestão do tempo útil de aula, à ocorrência e incidência dos comportamentos de indisciplina e, sobretudo a intenção de uma aprendizagem mais ativa, em oposição à aprendizagem passiva, pautada apenas na transmissão de informação.  Dessa maneira, pensar em propostas concretas para que os alunos assumam uma postura mais ativa, na qual resolvam problemas, desenvolvam projetos e criem oportunidades para a construção de conhecimento, foi a principal intenção do debate, que enxerga na relação da sala de aula o caminho para significativas mudanças.
 

Fonte: Redação