senha

Estudantes do INSG/Castelo Participam de Roda de Conversa

em 29/08/2020 | 00h00min

Estudantes do INSG/Castelo Participam de Roda de Conversa

Partindo de fundamentos da Terapia Comunitária, os alunos do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – estão participando neste mês de Agosto da "Roda de Conversa: Quem sou eu na pandemia?" com o psicólogo Marcello Santos, pela Plataforma Microsoft Teams.

O intuito é que, por meio da roda de conversa, os jovens estudantes possam se sentir à vontade para uma troca de ideias, de opiniões, de experiências, partilhando o que a Pandemia da Covid-19 tem alterado na relação deles com o meio, produzindo novas impressões subjetivas.

"Para tal, dividimos as turmas em grupos e é um trabalho inicial, pensando em Saúde Mental. Como esperado, apareceram questões como o luto, as perdas nessa transformação de hábitos, as dificuldades com o isolamento social e o tempo vago, a angústia com o desconhecido, a ansiedade e a melancolia, as mudanças relacionais nesse período, as novas rotinas, a motivação para as aulas remotas, entre outras questões", explicou o psicólogo.

Ainda segundo Marcello, a psicologia tem muito a colaborar nesse momento de incertezas. "É isso que esse tempo exige: viver o aqui e o agora. Espero que se torne uma prática institucional na qual, além dos alunos, possamos também acolher os professores, os funcionários e os pais nessa roda de conversa virtual para que todos possam falar e expressar suas questões. Lembrando que se trata de uma prática comunitária e que todos estamos no mesmo processo, ou seja, haverá dias fáceis, dias difíceis, relativos ao cotidiano, relativos à vida".

Os estudantes do Ensino Médio já participaram da Roda de Conversa. Os próximos participantes dessa intervenção serão os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.



Fonte: Redação