senha

Campos Histórica

em 29/03/2020 | 00h00min

Campos Histórica

Os alunos do 8º ano do ano do Colégio Laura Vicunha, no dia 12/03/2020 fizeram um passeio cultural incrível com a mediação da professora Walkíria Maciel. De Donana a Santo Amaro, visitaram pontos históricos de uma riqueza cultural inenarrável. Locais com mais de dois séculos de memória, como a Capela Nossa Senhora do Rosário, o Solar do Colégio e a localidade de Santo Amaro, lendária nas tradicionais Cavalhadas.

A atividade de campo teve como objetivo a aquisição e ampliação dos conhecimentos acerca da riqueza histórica do município de Campos dos Goytacazes.

A atividade consistiu na visita mediada em locais de grande importância histórica do município, como a Capela Nossa Senhora do Rosário, localizada em Donana. A mesma foi construída no final do século XVII e pertenceu ao Visconde de Asseca.

Outro espaço contemplado na visita foi o Solar do Colégio, construído pelos padres jesuítas entre os anos de 1650 e 1690, onde atualmente funciona o arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, localizado em Tocos. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de compreender a importância da localidade de Campo Limpo como primeiro ponto econômico da região.

Por último, os alunos visitaram a localidade de Santo Amaro, bem como a Igreja Católica construída em 1710 e conheceram a importância da cavalhada, manifestação cultural inspirada na tradição europeia da Idade Média que ocorre na localidade desde 1730.


veja mais fotos

Fonte: Redação