senha

Construindo Vulcão

em 24/10/2015 | 00h00min

Construindo Vulcão

Nos dias 05/10/2015 e 09/10/2015 os alunos do 5º ano do Instituto Profissional Laura Vicunha, construíram um vulcão juntamente com a professora Pâmella de Alvarenga no Laboratório de Ciências.

Na construção utilizaram materiais reciclados e simples, como: papelão, lata de achocolatado, argila, vinagre, detergente, bicarbonato de sódio, corante, tinta, pincel, cola e pedrinhas verdes.

Primeiramente, o papelão serviu como apoio, ou seja, o solo. A lata de achocolatado era a base do vulcão a qual foi coberta de argila. Após isso, colaram pedrinhas verdes representando a grama. Por fim, pintaram de marrom o vulcão para possuir um aspecto mais vivo.

Após a confecção, chega a hora da experiência. “Misturamos o vinagre, corante vermelho e detergente no buraco do vulcão. E por fim, colocamos uma colher bem cheia de bicarbonato de sódio para dar o efeito de erupção”, disse a professora.

Os alunos ficaram bem animados, e perguntaram o porquê daquela reação e foi explicado que na mistura de vinagre com bicarbonato de sódio ocorre uma reação que libera gás carbônico. Esse gás gera as bolhas dando o efeito de erupção.

Após o experimento, a professora explicou que este é um fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície. Que quando ocorrem as erupções vulcânicas, a crosta terrestre sofre uma ruptura e permite que o material que está a altíssimas temperaturas no manto alcance a superfície. Os vulcões normalmente apresentam formato cônico e montanhoso. A erupção de um vulcão tem consequências destruidoras, principalmente em lugares povoados. Entre os prejuízos estão à poluição do solo, da água e do ar, destruição da vegetação e de residências, além de mortes.

Essa experiência foi associada ao conteúdo dado em sala, quando os alunos aprofundaram os conhecimentos das camadas da Terra.

veja mais fotos

Fonte: Redação