senha

Paródia Matemática no Laura para Aprender Potência

em 28/05/2015 | 00h00min

Paródia Matemática no Laura para Aprender Potência

Com base nos estudos da Potenciação, capítulo 4 do livro do Sétimo Ano, a professora Marcela A. Santos do Instituto Profissional Laura Vicunha, resolveu inovar. O objetivo principal era tornar mais fácil e prazeroso, o entendimento e a memorização das "famosas" regras da potenciação.

A perspectiva da problematização e do desafio proposto aos alunos, deveria ser algo em que eles gostassem e se identificassem. Ao mesmo tempo não poderia fugir das atividades e contextos presentes no livro, assim como a apropriação, da linguagem matemática, já que esta é essencial para que os alunos progridam em seu conhecimento escolar e, ao mesmo tempo, instrumento necessário para compreender e atuar no mundo em que vivem.
Para que tudo isso acontecesse foi pensada e criada uma paródia matemática: "Hoje sabe potência porque te ensinei certinho".
A novidade foi recebida pelos alunos com alegria e carinho, uma vez que o resultado foi quase que imediato; na segunda aula após a apresentação a surpresa foi grande, eles já sabiam cantar e todas as regras já estavam memorizadas.
É importante lembrar que não se trata de deixar de experimentar, explorar intuitivamente, visualizar e contextualizar conceitos,e sim procurar contemplar diferentes enfoques para o desenvolvimento do aluno.
É muito gratificante e emocionante ver mais uma etapa concretizada e absorvida com tanto carinho, pelos alunos. Isso é o que me dá certeza de que estamos no caminho certo. Assim como Dom Bosco: "Formar bons cristãos e honestos cidadãos."

veja mais fotos

Fonte: Redação