senha

Resgatando Culturas com o Folclore Brasileiro

em 15/09/2014 | 00h00min

Resgatando Culturas com o Folclore Brasileiro

O Ensino Fundamental I do Instituto Profissional Laura Vicunha - Campos dos Goytacazes/RJ planejou e organizou o Projeto "Resgatando Culturas com o Folclore Brasileiro", com o objetivo de resgatar a importância do folclore do nosso país.

Foram divididas as regiões do Brasil entre as turmas, para que cada grupo se aprofundasse no conhecimento e estudo de cada região específica: 1º ano-Centro Oeste, 2º ano-Sul, 3º ano-Norte, 4º ano-Nordeste e o 5º ano-Sudeste.

Os objetivos principais do projeto foram: Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira; pesquisar diferentes formas de expressão cultural; incentivar a sabedoria popular e sua influência na vida social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na Escola.

Durante o projeto, foi preparada uma vasta programação onde os alunos pesquisaram o significado do folclore, conheceram várias lendas, fizeram esculturas dos seus personagens com massinha de farinha de trigo e argila, entrevistaram pessoas mais idosas, ouvindo suas histórias e seus conhecimentos, resgataram e conheceram os mais diversos brinquedos e brincadeiras, como: pula corda, bilboquê, bola de gude, pipa, boneca de pano, peteca, três Marias, cantigas de roda, amarelinha, telefone sem fio, sapato de lata, mamulengos, carrinhos de papelão, entre outras.

Também saborearam a culinária de cada região do Brasil, podendo assim experimentar os mais diversos gostos e conhecer a variedade dessa cultura.

Teve também concurso de trava línguas e adivinhações, dando um toque divertido na programação.
Participaram da oficina do Livro Paradidático “Ururau Pançudo” e tiveram o prazer de receber as autoras do livro para uma tarde de autógrafos e troca de saberes.

Animação, Novidades, Aprendizado, Criatividade e Integração! Assim foi a Semana do Folclore do EFI do Laura Vicunha!

veja mais fotos

Fonte: Redação