senha

Projeto no Castelo/Macaé revela histórias da cidade

em 13/12/2019 | 00h00min

Projeto no Castelo/Macaé revela histórias da cidade

A história de Macaé foi o foco do "Projeto Rotas – Conhecer Para Pertencer" desenvolvido pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória – Castelo/Macaé, orientados pelos professores Cristiane Dames (Geografia), Ivana Matos (História), Maycon Granados (Ciências) e Ricardo DeLucia (Artes). No dia 19 de novembro, os alunos apresentaram os trabalhos para o pintor macaense, Marcelo Vitiello, que também expôs suas obras.

O Projeto teve como objetivo o resgate do sentimento de pertencimento à Macaé por meio do conhecimento do seu processo constitutivo, visando a criação de uma identidade local, regional e nacional.

"A ideia da mostra é ressaltar que dentro da arte há a possibilidade de agregar o patrimônio imaterial e histórico da nossa cidade, pois temos riquezas importantes. Hoje, para este evento, trouxe a temática do realismo social e do pertencimento para mostrar para os alunos e professores", ressaltou Marcelo Vitiello.

Num primeiro momento, os alunos então foram convidados a assistirem uma palestra com a professora Ivana Matos sobre os primórdios da região, o surgimento da Vila de São João de Macahé e, o desenvolvimento da cidade. Após, foi realizada uma pesquisa em tempo real, publicada no aplicativo "Padlet".

Em seguida, os estudantes desenvolveram três subtemas que foram retratados em reportagens jornalísticas (vídeos). Posterior a exibição dos mesmos, as turmas criaram um ambiente de rede social para exposição do projeto desenvolvido.

veja mais fotos

Fonte: Redação