senha

Em Macaé, Solar Monte Elíseo recebe visita de ex-morador

em 05/09/2019 | 00h00min

Em Macaé, Solar Monte Elíseo recebe visita de ex-morador

Histórias e memórias de 1940 sobre o cotidiano e o acervo material e imaterial do Solar Monte Elíseo foram relembradas de maneira emocionante na tarde de 20 de agosto, quando as Irmãs salesianas Carmelita Agrizzi, Maria das Graças Bazzoni, Maria do Carmo Ferreira e Aurélia Zandonadi receberam a visita do senhor Manoel Olive, última criança nascida no prédio histórico que abriga há 56 anos o Instituto Nossa Senhora da Glória – Castelo/Macaé - e há 18 anos, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA.

Senhor Manoel Olive é descendente de Francisco José Domingues, o Visconde de Araújo, proprietário do Solar até 1962. A visita ocorreu em meio às obras de restauração da fachada do prédio, cujo objetivo é manter preservada sua história e arquitetura.

O último descendente do Visconde, nascido no Monte Elíseo, realizou a visita sob a companhia do sobrinho neto Felipe Bernardes da Costa de Oliveira. "É muita emoção", disse o Senhor Manoel com os olhos cheios d'água. "Ver os quartos, as salas e as escadas por onde passávamos, relembrar os detalhes da decoração e de objetos. Estar novamente no quarto dos meus avós onde eu nasci. É muito emocionante".

Para as Irmãs salesianas, a visita do Senhor Manoel Olive foi um momento enriquecedor e único de resgate da história do Solar, onde foi possível fazer uma viagem pelo tempo, descobrindo detalhes da história que certamente precisam ser exaltadas e preservadas para que as próximas gerações possam ter acesso e compreensão da importância desse local para a história de Macaé.

veja mais fotos

Fonte: Redação