senha

Fachada do Solar Monte Elíseo passa por restauração em Macaé

em 30/07/2019 | 00h00min

Fachada do Solar Monte Elíseo passa por restauração em Macaé

Com 153 anos, o prédio histórico Monte Elíseo, onde há 56 anos funciona o Instituto Nossa Senhora da Glória – Castelo/Macaé – está passando por obras de restauração da sua fachada, com o objetivo de preservar sua arquitetura e história.

De acordo com a coordenadora de manutenção do Castelo/Macaé, Aline Ybanez, a fachada está recebendo pintura, reforma das sacadas e sancas, tratamento para eliminar ferrugem nas portas e nas janelas e restauração de vidros. “A ideia é tratar de todos os pontos deteriorados pelo tempo, deixando tudo bem próximo ao original”, disse.

O Solar era de propriedade de Francisco José Domingues, o Visconde de Araújo, que possuía cinco fazendas na região. A construção do mesmo iniciou em 1852, levando 14 anos para ser finalizada. Isso aconteceu após a independência do Brasil, quando Macaé viveu o período áureo da cana-de-açúcar. O nome foi escolhido pela influência do Monte Elíseo, situado na cidade de Paris, na França, e por causados ventos elíseos que circundam o local.

Trata-se de uma obra realizada por construtores portugueses, com materiais franceses como louças e telhas Marseille. Há relatos de que D. Pedro II e a Princesa Isabel estiveram no casarão que é testemunha do desenvolvimento econômico e social de Macaé.

O Solar só se tornou propriedade das Irmãs Salesianas em 1962, após a morte do Visconde de Araújo, onde, logo em seguida, passou a abrigar o Colégio Castelo e em 2001 também a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Ao longo do tempo, o prédio passou por reformas e adequações de acessibilidade, mantendo sua estrutura e arquitetura externa, inclusive a escada de madeira construída sem nenhum prego que dá acesso ao segundo pavimento. 

E outras obras de ampliação foram realizadas tornando o Castelo/Macaé e a Faculdade Salesiana um complexo com mais de 13.841,00 m² de área total construída, composta por laboratórios de informática, Química, Biologia, Mecânica, hardware, Neuroanatomia e Física, três quadras cobertas, pátios amplos, cantina e restaurante, três portarias, segurança 24 horas, três estacionamentos privativos, auditório, praça de convivência, parquinhos, mecanografia, zoológico, enfermaria, clínica escola de Psicologia, duas bibliotecas, quiosque, o Centro de Produção e Estudos Midiáticos, laboratório multidisciplinar de Engenharia, salas de audiovisual, duas capelas, sala de música e de dança além de salas climatizadas e com tecnologia digital. 

É possível conhecer toda a estrutura pelo Tour Virtual em 360º (acessada pelo insgmacae.com.br/360).

veja mais fotos

Fonte: Redação