senha

TCC apresenta solução para irrigação de culturas agrícolas na FSMA

em 12/07/2019 | 00h00min

TCC apresenta solução para irrigação de culturas agrícolas na FSMA

A pesquisa científica com foco em soluções sustentáveis tem obtido destaque nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos universitários da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA. No dia 10 de julho o concluinte em Engenharia da Computação, João Martins, orientado pelos professores Vinícius Weiner Paiva e Alan Galante, desenvolveu um projeto que promete beneficiar a indústria da agricultura, intitulado "Desenvolvimento de Sistema de Irrigação e Análise de Solo Automatizado".

A ideia do João, foi desenvolver um equipamento (hardware) e um sistema (software) que permite a leitura de informações climáticas como temperatura e radiação solar da região, bem como o monitoramento da umidade no solo e automatização da irrigação, baseados na evapotranspiração da cultura.

Informações disponíveis na Revista Agropecuária revelam que "segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA) a agricultura irrigada é responsável por 70% de toda água retirada dos mananciais no Brasil. E mais, uma quantidade significativa desta água é subutilizada em grande parte do território nacional. Com os recursos disponíveis seríamos capazes de irrigar cerca de 30 milhões de hectares. Porém, a realidade dos dias atuais é que usamos apenas 15% disto", e o maior desafio da agricultura é produzir mais utilizando menos água.

De acordo com o orientador Vinícius o trabalho chama a atenção porque é possível observar os diferentes elementos que constituem o Curso de Engenharia, como a área de pesquisa, problematização e, a computação em si, através da aplicação de sistemas embarcados, uso de micro controlador, sensores e atuadores.

Utilizando ferramentas como JAVA, Mysql e Apache, o software IRRIGAR foi desenvolvido pelo estudante João Martins. O programa permite o monitoramento e o controle da irrigação da cultura. Desse modo o trabalho tem uma grande relevância para o curso, uma vez que integra a parte de hardware e software para desenvolver um sistema completo que visa a resolução do problema de alto consumo de água potável nas irrigações", explica o professor mestre.

veja mais fotos

Fonte: Redação