senha

RSB Escolas e Universidades da Finlândia Iniciam Formação do Corpo Docente do INSG/Macaé

em 17/03/2017 | 00h00min

RSB Escolas e Universidades da Finlândia Iniciam Formação do Corpo Docente do INSG/Macaé

O Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Macaé deu início ao Programa de Treinamento para Coordenadores Pedagógicos e Professores da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas) no dia 13 de março, em parceria com duas Universidades da Finlândia: Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e Häme University of Applied Sciences (HAMK). O curso que tem como tema “Novas Competências Docentes para o Século XXI” vai se estender durante toda semana, com término no dia 17.

A abertura contou com a exibição de um vídeo institucional apresentando o Colégio Castelo. Após, a diretora Geral do INSG/Macaé, Ir. Carmelita Agrizzi, deu as boas-vindas aos participantes e formadores finlandeses, e também apresentou o corpo administrativo de irmãs salesianas e docentes.

“Estamos muito felizes pois é uma oportunidade única de receber o coração da Finlândia aqui na nossa casa. Esta oportunidade nos faz lembrar o que diz nosso querido Papa Francisco, ‘Devemos sonhar coisas grandes’, e é isso que estamos fazendo aqui. Tenho certeza de que estas coisas grandes se tornarão realidade. Há cinco décadas nos dedicamos ao ensino da juventude, mais de 15 mil alunos já se formaram aqui, e hoje estão inseridos no mercado de trabalho, sendo bons cristãos e honestos cidadãos”, disse Ir. Carmelita, frisando ainda que a Rede Salesiana Brasil de Escolas dedica sua existência aos jovens e que se os tempos atuais são marcados por uma série de desafios, o INSG sente-se estimulado a enfrentá-los com garra.  A diretora acredita que a presença dos formadores finlandeses dará mais ânimo, coragem, lucidez e ousadia para fazer o bem a tantos jovens.

A diretora da RSB-Escolas, Ir. Adair Sberga, revelou sua satisfação pela concretização desta parceria com as universidades da Finlândia. “É uma alegria muito grande e uma grande esperança para o Brasil termos firmado esta parceria com as universidades. Fizemos uma seleção de três escolas para sediar esta formação num universo de 107 instituições, por meio de um edital, e o INSG/Macaé foi um dos escolhidos. Com esta experiência nós queremos formatar juntos novas estratégias em sala de aula e fora dela e depois ampliar para outras escolas”, explicou.

Em seguida o Padre José Adão Rodrigues, da RSB-Escolas, enfatizou o fato de todos os participantes estarem fazendo parte de um processo de mudança. “Se não estamos satisfeitos com a educação no nosso país nós precisamos fazer a mudança e Macaé abriu as portas para esta mudança, que se inicia com a colaboração da Finlândia, nos dando mais disposição para tornar nossas escolas bem melhores”.

O formador e especialista em educação Juha Lahtinen, da Tampere University of Applied Sciences (TAMK), falou sobre a satisfação em ver uma instituição com profissionais se mostrando tão motivados, uma vez que a motivação é o que transforma. A também formadora e educadora Irma Kunnari, da Häme University of Applied Sciences (HAMK), iniciou dizendo que se sente feliz de reconhecer nos professores e direção do INSG as mesmas ações que ela pratica e que acha importante no seu trabalho, pontuando que a instituição já faz muito e que está satisfeita de ver que o foco é fazer as coisas de forma colaborativa.

O programa de treinamento “Novas Competências Docentes para o Século XXI” será constituído de palestras e dinâmicas e terá duração total de 30 horas.

veja mais fotos

Fonte: Redação