senha

Castelo/Macaé Faz “Uma Viagem ao Fundo do Mar”

em 09/11/2016 | 00h00min

Castelo/Macaé Faz “Uma Viagem ao Fundo do Mar”

Peixes, crustáceos, moluscos, poríferos, cnidários, equinodermos. Tudo isso pôde ser visto na exposição “Uma viagem ao fundo do mar”, onde stands e painéis recriaram o ambiente marinho com o objetivo de explicar os filos dos mais diversos seres vivos. 

O projeto foi uma culminância do estudo do Reino Animal com os filos dos Crustáceos e Peixes, organizado pela Professora de Ciências Indhira Mendonça e pelos alunos das turmas A, B e C do 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé.

- Após o estudo do livro, as aulas práticas no laboratório sobre habitat desses animais, sua morfologia e seus hábitos de vida, descobrimos que há muita semelhança com o desenho do Bob Esponja.  Por isso, a ficção e a realidade se juntaram numa verdadeira aula de muito saber e criatividade. Parabéns aos alunos por realizarem comigo essa viagem ao fundo do mar – afirmou a Professora.

Ainda segundo ela, a ideia foi mostrar também o quanto esses seres vivos são sensíveis à poluição e importantes para manter o equilíbrio dos oceanos.

- Os poríferos, por exemplo, são bioindicadores da qualidade da água. Sendo assim, em locais poluídos, a ocorrência de esponjas do mar fica prejudicada – explicou.

Os alunos quiseram também mostrar o tempo de decomposição de várias matérias no mar e o perigo que elas representam para os animais marinhos. Temos como exemplo as sacolas plásticas que, sendo confundidas pelas tartarugas como águas vivas, são ingeridas e causam sufocamento, levando o animal à morte.

Como um alerta para esses casos, os alunos confeccionaram vários animais em material reciclado para simbolizar e conscientizar sobre a importância de preservação marinha.

- Foi uma experiência muito boa e diferente. Aprendemos muito com esse tipo de trabalho e me senti muito bem recebendo os visitantes e explicando o que aprendi sobre o mundo marinho – afirmou Iuri de Azevedo Lima, do 7º ano C.

veja mais fotos

Fonte: Redação