senha

Educadores do INSG participam do PROFOC

em 04/02/2016 | 00h00min

Educadores do INSG participam do PROFOC

Professores do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Macaé participam, de 1 a 5 de fevereiro, do Programa de Formação Continuada 2016 – PROFOC.

Este é o primeiro encontro de atualização pedagógica do ano, quando os profissionais de todos os segmentos participam de atividades individuais e em grupo, com o objetivo de traçar as metas para o ano letivo.

- O PROFOC é sempre muito importante, porque nos permite avaliar o processo de ensino e nosso papel enquanto educadores, além de nos renovar para o reencontro com os alunos – afirmou a Professora Zélia Rosário, participante do encontro.

Também a Professora Fátima Lemos considera o programa um momento especial de preparação para o ano que se inicia.

- Muitas coisas que usamos na prática estão sendo enfatizadas aqui. Vejo que o PROFOC vem a somar nossa prática educativa. Além disso, é um momento de encontros, reflexões e de troca de ideias – acrescentou.

O primeiro dia foi dedicado aos profissionais de todos os segmentos do Ensino. As atividades começaram com uma palavra da Diretora Geral, Ir. Rosa Idália, que deu as boas-vindas aos participantes; da Ir. Aurélia Zandonadi, sobre os processos administrativos da escola; dos responsáveis pelas Assessorias de Informática e Audiovisual, acerca dos procedimentos importantes para que as mesmas possam realizar um trabalho eficiente e eficaz; e do Professor José Augusto Abreu Aguiar, sobre a Estreia, mensagem instituída por Dom Bosco e tornada tradição por seus sucessores com o objetivo de motivar e renovar a Família Salesiana para mais um período de realizações.

A mensagem deste ano tem como tema “Com Jesus, percorramos juntos a aventura do Espírito”; e cita como uma das propostas a de “apreciar em todos os âmbitos da existência a família, a amizade, a solidariedade para com quem sofre, a renúncia ao próprio eu para servir o outro, o amor pelo saber, pela arte, pelas belezas da natureza”.

 Nos demais dias do PROFOC, foram apresentados os seguintes temas: “O digital na sala de aula”, sobre os recursos digitais que estão à disposição de alunos, coordenações e professores, abordado pelo Professor Rafael Borgate; “Educação Inclusiva”, com a Psicóloga Camila Villela; “Campanha da Fraternidade 2016”, com o Professor Júnior Guzzo; e um dia de formação dedicado ao tema “A Prática da Sala de Aula e o Sistema Preventivo”, ministrado pela Profª MSc. Sueli Pereira Caixeta e pelo Prof. Dr. Adriano Vieira, responsável pelas Diretrizes Pedagógicas da Rede Salesiana de Escolas, que se referiu ao Sistema Preventivo de Dom Bosco como “um grande patrimônio social”.

- O tema principal do nosso encontro foi a pedagogia da cumplicidade, da presença e do acolhimento, que é a relação do professor com o aluno, de tal forma que a aproximação os conduza ao processo de aprendizagem que está relacionado ao desenvolvimento da pessoa como um todo; e o desdobramento disso leva ao Sistema Preventivo, um patrimônio social, uma tecnologia social que precisa, ser divulgada e estar acessível para todos, incluindo as escolas que não fazem parte da RSE” – afirmou o palestrante.

Na avaliação da Profª Sueli Caixeta, a comunidade educativa do Castelo deixou clara sua marca salesiana durante o evento.

- O grupo é muito participativo, receptivo e traz muito o coração para a ação, o que mostra um modelo de educação que valoriza a pessoa como um todo. Nosso objetivo foi oferecer ao grupo uma outra dimensão para além da dinâmica da sala de aula, pensar outra forma de trabalhar, outras metodologias, sem que diminua a qualidade de aprendizagem. O grupo foi aberto a todas as nossas propostas – disse a Professora.

Para a Ir. Rosa Idália, a semana de atividades foi muito importante para o bom andamento do ano letivo que se inicia.


veja mais fotos

Fonte: Redação