senha

Programa Nova Vida e FSMA: Sucesso no Primeiro Dia de Atividades

em 01/07/2015 | 00h00min

Programa Nova Vida e FSMA: Sucesso no Primeiro Dia de AtividadesFoi realizado na terça-feira, dia 30 de junho, o primeiro curso da parceria estabelecida entre a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Macaé para o Treinamento e Capacitação dos jovens inseridos no Programa Nova Vida.

O primeiro encontro foi ministrado pelo Prof. Esp. Junior Guzzo, da FSMA, e teve como tema “Projeto Pessoal de Vida”.

A parceria foi assinada em junho, com o objetivo de desenvolver um trabalho de treinamento e capacitação dos jovens inseridos no Programa, no qual a FSMA fica responsável pela realização de mini-cursos cujo foco será o desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo também testes vocacionais para os adolescentes inseridos no Programa. A iniciativa tem o apoio de todo o corpo docente e discente da FSMA e contempla 145 jovens com idade entre 14 e 17 anos e 11 meses, estudantes da rede pública da cidade de Macaé.

- Estamos muito orgulhosos com essa parceria e esperamos contribuir com o conhecimento, habilidade e atitude desses jovens. Agradecemos a todos os envolvidos por estarem nos proporcionando a oportunidade de partilharmos o nosso conhecimento e tempo com esses jovens que irão contribuir para o desenvolvimento de Macaé e do nosso país – afirmou a Coordenadora do Curso de Administração da FSMA, Sílvia Cecília Lourenço, que está à frente dessa iniciativa dentro da instituição.

Os adolescentes do Programa Nova Vida estagiam em diversos órgãos municipais, estaduais e federais por um período de quatro horas diárias no contra-turno escolar e recebem bolsa-auxílio no valor de meio salário mínimo.

Ana Carolina Bernardo, de 17 anos, está participando do Programa pela primeira vez e vê na iniciativa uma grande força para realizar seus objetivos.

- Aqui estamos aprendendo sobre valores e conhecendo os passos que devemos dar para realizarmos nossos objetivos. Muita gente apenas sonha ou desiste, sem saber que se houver planejamento e ação, conseguimos chegar aonde queremos – afirma a jovem, que atua na Secretaria de Educação.

Assim como Ana Carolina, o participante Derik Cesário da silva, de 17 anos, também reconhece no Programa Nova Vida uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

- Estamos nos aprimorando para nossa vida em sociedade e aprendendo como realizar nosso projeto de vida – ressalta o jovem, que também trabalha atualmente no Programa.

A mesma experiência foi vivida por Manoel Pedro, que participou da edição anterior do Programa e hoje atua como Assistente Administrativo no Gabinete do Prefeito.

- Sou muito grato ao Programa Nova Vida, pois nele aprendi tudo o que sei hoje – afirmou Manoel.

A primeira etapa é composta por dez módulos, cada um com quatro horas de duração, realizado uma vez por mês, totalizando 40 horas.

veja mais fotos

Fonte: Redação