senha

Sucesso na 8ª edição da Jornada de Psicologia do ISECENSA

em 02/10/2017 | 00h00min

Sucesso na 8ª edição da Jornada de Psicologia do ISECENSA

Repetindo o sucesso das edições anteriores, a VIII Jornada de Iniciação Científica de Psicologia do Isecensa aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro. Entre psicólogos, alunos da instituição e também de outras universidades e profissionais de educação e da área de saúde mental do município, o evento reuniu cerca de 360 pessoas nos dois primeiros dias e 200 no curso de Capacitação de Prevenção ao Suicídio, realizado no sábado. 

A Jornada abriu com a culminância da Pesquisa sobre Drogadição, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) do Isecensa, e contou com a participação da Profª Érica Ribeiro e seus alunos-pesquisadores. Dentre os resultados apresentados, foi anunciado o lançando da Cartilha Por um Sorriso sem Drogas, que estará disponível nos próximos dias em versão on-line, no Boletim P&D do CPPG (Centro de Pesquisas e Pós-graduação). A primeira noite contou, ainda, com a presença de um dos representantes da segurança pública da cidade, Dr. Paulo Cassiano, Delegado da Polícia Federal. O intuito foi abrir o diálogo entre a Psicologia e a Segurança para novas possibilidades de prevenção ao uso de drogas. 

A segunda noite teve como foco o "Suicídio", com uma mesa redonda unindo as áreas da Terapia Cognitivo Comportamental, a Psicanálise e a Psiquiatria. Compondo a mesa, a Psicóloga Simone Lessa Chaves (Chefe do Serviço de Psicologia do HFM), Dr. Claudio Teixeira (Psiquiatra) e o Psicólogo José Alexandre, que lançou oficialmente o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Capacitação à Prevenção do Suicídio (NEPCPS), do qual é o coordenador.

No terceiro dia, foi realizada uma capacitação para profissionais da Saúde e Educação, tendo como objetivo a prevenção ao Suicídio. Tendo à frente os professores José Alexandre e Dr. Claudio, bastante experientes na questão, a dinâmica contou, também, com a psicóloga Claudia Caminha, profissional do Rio de Janeiro, trazendo suas experiências, provenientes de anos de trabalho no Hospital dos Servidores e no Hospital Penitenciário daquela cidade.

As apresentações culturais foram outro destaque da Jornada. Durante os três dias do encontro, os acadêmicos enriqueceram os espaços de conhecimento com sua arte: hip hop, rock, MPB e dança contemporânea. No Café Literário, uma exposição de pôsteres mostrou mais de 18 pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos do ISECENSA.

- Nosso objetivo era realizar um evento que atingisse, além dos discentes, a sociedade campista. Entendemos que a intenção foi alcançada e nos sentimos gratificados em ver a resposta da comunidade à abordagem de temas cruciais para nossa sociedade - disse Prof. Paulo Arthur Buchvitz, coordenador do curso de Psicologia do ISECENSA.

veja mais fotos

Fonte: Redação