senha

ISS: III Encontro Mundial

em 10/10/2019 | 00h00min

ISS: III Encontro Mundial

O Âmbito para a Pastoral Juvenil do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e as quatro Inspetorias FMA da Colômbia: “Santa Maria Mazzarello”, “Maria Auxiliadora”, “Nossa Senhora das Neves” e “Nossa Senhora de Chiquinquirá”, organizaram o III Encontro Mundial das Instituições de Ensino Superior das FMA, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, em Copacabana (Antioquia), na Casa de Espiritualidade Maria Auxiliadora (CMM).

Cerca de 60 participantes, entre os quais, dirigentes e professores dos quatro continentes e 100 estudantes das Escolas Superiores da Colômbia estiveram presentes.

O encontro teve como tema “Fazer Rede” entre os vários Institutos de Ensino Superior: as instâncias e os desafios para a educação hoje, na perspectiva do humanismo pedagógico salesiano.

Em continuidade com os encontros precedentemente realizados no Brasil e na Espanha, os objetivos foram: compartilhar experiências e reflexões sobre a necessidade de trabalhar juntos e de encontrar estratégias de colaboração entre as várias Instituições; definir linhas de ação para melhorar as sinergias educacionais e comunicativas entre as várias Instituições para um intercâmbio eficaz entre professores e estudantes; elaborar uma proposta a ser apresentada ao CG XXIV.

Participaram: Pe. Hernán Cardona, sdb para a Lectio divina; Prof.Dr. em Filosofia Marco Antonio Vélez Vélez, Prof. Wolf Wilms, Pedagogo e diretor de teatro e Prof. Magister em Psicologia Edison Osorio, que apresentou o painel sobre os desafios do trabalho em Rede; Pe. Carlos Ángel Arboleda, que ofereceu um estudo, à luz dos documentos da Igreja, sobre a missão das ISS na Igreja e na sociedade; Profa. Dra. Piera Ruffinatto e Profa. Dra. Monica Tausa, que compartilharam uma leitura intercultural do Sistema Preventivo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, na perspectiva do trabalho em rede.

As Instituições de Ensino Superior (ISS-FMA) compreendem todos os centros de ensino superior e de terceiro grau do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Elas estão distribuídas nos quatro continentes: 2 na Europa (Itália e Espanha), 3 na Ásia (India, Filipinas e Japão), 4 na África (Quênia, República Democrática do Congo, Etiopia e Benin) e hoje são 44 em 26 Inspetorias. Estas Instituições têm como objetivo principal o de oferecer aos jovens um serviço de formação científica, profissional, humana e cristã, gerando oportunidades de inclusão, especialmente para os mais carentes.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participaram: Irmã Ana Teresa Pinto (Inspetora), Irmã Rosa Idália Pesca, Irmã Carmelita Agrizzi, Ana Cristina Zenha Lousada e o Professor Marcello Santos.


Fonte: Redação