senha

Encontro com as mães de formandas em Recife-PE

em 04/07/2019 | 00h00min

Encontro com as mães de formandas em Recife-PE

Aconteceu nos dias 21 à 23 de junho na Casa de formação Maria Auxiliadora (BRE), um encontro para as mães das formandas que estão fazendo as etapas do aspirantado e postulado em Recife/PE.

Entre os dias 20 e 21 a comunidade recebeu com entusiasmo e alegria as mães que puderam participar deste encontro, dentre elas, a D. Edilene André do Nascimento Rosa, mãe da jovem aspirante Fabiane do Nascimento Rosa (BRJ). O encontro deu início com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. César Teixeira (SDB), responsável pela pastoral vocacional da Inspetoria São Luís Gonzaga. A alegria da acolhida e do reencontro, a fraternidade e o forte espírito de família marcaram este primeiro momento (missa e jantar), onde estavam presentes também os jovens aspirantes dos salesianos.

No dia 22 as mães tiveram uma manhã de encontro, formação e partilha de vida orientada pelas Irmãs que compõem a comunidade formativa. A oração foi conduzida pela Ir. Edilene Maria a partir do texto bíblico das Bodas de Caná, em seguida, as Irmãs Antoniele Holanda e Josefa Abigail conversaram com as mães sobre o tema “Família: Igreja doméstica, bênção das vocações”, baseado nos documentos da Igreja.

Após o almoço as formandas prepararam um recreio animado com um teatro para demonstrar o dia-a-dia da comunidade. Teve também um bingo com vários brindes e brincadeiras, onde cada mãe teve a oportunidade de brincar e se divertir com sua própria filha e ainda,um vídeo com vários momentos vividos no semestre.

No final da tarde, a comunidade ampliada da casa de formação foi participar da missa presidida pelo provincial dos Dehonianos do nordeste, Pe. Josemar Joaquim de Lima, na comunidade das Irmãs idosas, Casa Madre Rosetta. Para as mães, conhecer uma casa de repouso das Irmãs Salesianas foi um momento especial, pois perceberam o cuidado que cada uma recebe e ainda, a felicidade que cada Irmã demonstra em ter doado toda a sua vida ao Senhor no trabalho do Reino de Deus, através do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

À noite, na presença das inspetoras Ir. Adriana Gomes (BRE), Ir. Ana Teresa Pinto (BRJ) e das Irmãs Josilene Rebouças, Elisabet Vieira e Maria do Carmo Lira, foi comemorado São João com direito a casamento matuto, quadrilha, forró e muita comida junina.

Na manhã do domingo, dia 23,a comunidade participou da missa na paróquia Dehoniana onde as jovens formandas colaboram e fazem pastoral, Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Após o café, as mães tiveram mais um momento de formação e partilha com Ir. Antoniele Holanda,refletindo o tema “Maternidade: berço de Amor e liberdade”, a partir da figura de Mamãe Margarida.

Antes do almoço, aconteceu o momento dos agradecimentos e entrega dos presentes decorados por cada filha para sua mãe. O semblante de todas, retratavam a alegria e satisfação de poder participar deste encontro. As mães fizeram um compromisso de rezar pela comunidade, pelas vocações salesianas, e serem as primeiras colaboradoras no processo vocacional de suas filhas. Ir. Antoniele aproveitou mais uma vez o momento para agradecer a presença, os dons materiais que cada mãe trouxe para a comunidade e principalmente por terem dado um SIM à Deus, apoiando este processo de descoberta da vocação da própria filha.

Para terminar o encontro, no período da tarde e início da noite, foi proporcionado um maravilhoso passeio em alguns pontos turísticos de Recife e Olinda, como o Parque Dona Lindu, orla,calçadão e feirinha da praia de Boa Viagem, Marco Zero do Recife e a vista panorâmica do Alto da Sé em Olinda, com direito a visita nos centros de artesanato e as tradicionais tapiocas e churrascos na praça das tapioqueiras.

veja mais fotos

Fonte: Redação