senha

Projeto de Espiritualidade Missionária - Para reavivar o fogo missionário e a paixão apostólica

em 05/06/2019 | 00h00min

Projeto de Espiritualidade Missionária - Para reavivar o fogo missionário e a paixão apostólica

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora se sentiu interpelado a renovar o ardor missionário que caracterizou suas origens, como testemunham muitas histórias extraordinárias de caridade, escritas na vida de tantas Irmãs corajosas, em lugares desconhecidos e longínquos. Eis porque se pensou no Projeto de Espiritualidade Missionária (PEM). O Projeto encontra sua razão de ser na exortação da Igreja de reavivar a Espiritualidade Missionária que deve caracterizar todos os cristãos e se destina a todas as Filhas de Maria Auxiliadora e a Família Salesiana.

O Projeto que pela primeira vez acontece no Brasil, tem como objetivo reavivar nas Comunidades o fogo missionário das origens, fazendo-as encontrar-se com a experiência das primeiras Irmãs Missionárias chegadas ao Brasil. 

Participaram do “Roteiro Brasil” vinte e cinco Irmãs Salesianas da América Latina, entre elas: argentinas, chilenas, uruguaias, brasileiras e uma leiga argentina. Com o foco de vivenciar a trajetória da chegada das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no Brasil, elas conheceram Casas e Obras Salesianas acompanhadas por Ir. Dulce Hirata e Ir. Fanny Serés - Responsáveis pelo Projeto de Espiritualidade Missionária - e puderam “beber” ainda mais do Carisma Salesiano, herança de Dom Bosco e Madre Mazzarello que através de tantas missionárias corajosas e destemidas chegaram em nossas terras.

Ir. Dulce Hirata, ressaltou a importância deste Projeto comparando-o a uma grande árvore: “Para que uma grande árvore continue dando frutos e se desenvolvendo, é de extrema importância que as suas raízes estejam sãs. Numa Congregação grande como a nossa, temos que cuidar de nossas raízes, para cada vez mais, colhermos bons frutos e lindas flores. No contexto amplo do PEM – tecido com visão projetual pelo Conselho Geral do nosso Instituto FMA – o 1º PEM realizado em terras brasileiras quer ser um momento alto de memória das nossas origens no Brasil, considerado a “3ª Mornese” em nossa história Congregacional.”

O grupo de vinte e cinco participantes durante os dias 23 de abril a 14 de maio, visitaram vários lugares de importância para as origens da história salesiana no Brasil: São Paulo, Guaratinguetá, Lorena, Aparecida, Rio de Janeiro, Niterói, Cachoeira do Campo, Ouro Preto e Ponte Nova.

No Rio de Janeiro a experiência foi muito rica. Conhecendo Niterói, tiveram contato com a belíssima história das origens dos Salesianos no Brasil e ali puderam penetrar mais a fundo os inícios de uma história que rapidamente se espalhou pelo Brasil todo. Além disso, conheceram também alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro com sua beleza natural e geográfica. O trajeto do Rio de Janeiro teve a colaboração de Ir. Sirlene Girardi que se colocou junto ao grupo como referência. É de se destacar a acolhida fraterna e familiar das Irmãs do INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – Rio de Janeiro).

O grupo vivenciou momentos ricos de partilha e convivência Salesiana, confirmando a certeza de que, como Família Salesiana, somos chamadas a ser missionárias com e para os jovens.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participaram Ir. Irene Quinelato e Ir. Natálina Partelli e falam de sua experiência:

“A Vida é uma missão. Se queremos crescer na vida espiritual, não podemos renunciar a ser missionários. A tarefa de evangelizar enriquece a mente e o coração, abre-nos horizontes espirituais, torna-nos mais sensíveis para reconhecer a ação do Espirito”. Papa Francisco.

O PEM é uma valiosa oportunidade de reavivar nas irmãs e nas comunidades o fervor missionário das origens. Sentimos de perto as experiências das primeiras irmãs missionarias em terras brasileiras.

Em cada casa encontramos pontos fortes que nos falaram da coragem das nossas primeiras missionarias.

O memorial é a tentativa de juntar a história e os fatos num só lugar.

Muito bem organizado, com espaços para dar continuidade à história que continua, tendo como Orientadora a Ir. Dulce Hirata.

As nossas primeiras Irmãs missionárias viveram intensamente o “Da mihi animas, cetera tolle” e o “A ti as confio”.

Como grupo tivemos tempo para estudar, aprofundar, partilhar, rezar e contemplar as grandes obras que Deus realizou na nossa história carismática e que possamos reavivar o fogo missionário e a paixão apostólica.

Agradecemos a oportunidade oferecida pela Ir. Ana Teresa e às nossas comunidades que nos apoiaram.

Ir. Natalina Partelli e Ir. Irene Quinelato.

veja mais fotos

Fonte: Redação