senha

Encontro de Diretoras em Cuiabá-MT

em 09/05/2019 | 00h00min

Encontro de Diretoras em Cuiabá-MT

Motivadas pelo convite da nossa Madre Yvonne lançado a todas as FMA do Brasil em 2013: começar a pensar numa nova configuração das Inspetorias do Brasil em vista da ressignificação do Carisma e da qualidade das nossas presenças e, agora, tendo já as definições das futuras Inspetorias na sua composição geográfica, foi  oferecido às Diretoras das Inspetorias (BBH / BCB e BRJ) um momento de formação permanente.

A Diretora é vínculo de união entre as Irmãs e promove a aberturada comunidade à Inspetoria, ao Instituto e à Igreja (Const. art. 164). Este encontro com as Diretoras foi uma oportunidade de maior conhecimento umas das outras em vista da Inspetoria ampliada que seremos em 2021.

Com a assessoria de Ir. Alaide Deretti, Conselheira Geral para as Missões e Conselheira referente para a CIB, foram refletidos temas tais como: O “encanto” da VIDA FRATERNA em COMUNIDADE; “Encurtar e Derrubar Muros” e ainda uma bela reflexão sobre o texto bíblico das Bodas de Caná. Temas refletidos a partir das Palavras do Papa Francisco e da Madre Yvonne que nos introduziram no mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

O momento reuniu um grupo de 35 Irmãs das três Inspetorias na Chapada dos Guimarães – Casa de Cultura Eusébia Palomino nos dias 13 e 14 de abril e foi uma oportunidade de interiorização e de expressar a fraternidade e o sentido de pertença e acolhida recíproca.

Neste tempo em preparação próxima para o XXIVCG que nos convoca a “Fazer tudo que o Mestre nos disser” (Jo 2) - Comunidades geradoras de vida no coração da contemporaneidade, os temas refletidos e rezados foram muito oportunos e provocadores. Ajudou o grupo a uma tomada de consciência do ser presença, presença que sinaliza e provoca conversão a uma vida de maior radicalidade e adesão ao projeto de Jesus.

As Irmãs saíram do encontro revigoradas e cheias de ânimo para levar a outros e outras o que experimentaram, tomadas da certeza de que a Vida Religiosa Consagrada é um espaço de realização do Projeto de Deus para uma vida feliz de doação e entrega do próprio SER. E ser Salesiana é ser expressão de Amor às profundas aspirações dos Jovens.

Finalizando o encontro, temos a certeza que o NOVO já está nascendo entre nós. 

 

veja mais fotos

Fonte: Redação