senha

Dia Nacional da Juventude

em 13/10/2018 | 00h00min

Dia Nacional da Juventude

O Dia Nacional da Juventude – DNJ, foi celebrado pela primeira vez por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1985. Surgiu, portanto, em sintonia com as discussões mundiais sobre a realidade dos jovens, mas com o objetivo de tornar essas discussões mais próximas da realidade da juventude brasileira.

Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, “a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade, a mais atingida pelo desemprego e pela violência, mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral, quando se antecipa ou a celebra em domingo posterior.

Sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes do Setor Juventude da CNBB.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) deste ano terá como tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz”, e lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Em consonância com a Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”, o DNJ acontece no dia 21 de outubro.

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos