senha

VIDES

em 28/10/2017 | 00h00min

VIDES

Nos dias 14 e 15 de outubro aconteceu mais um Campo de Formação do VIDES da Inpetoria Nossa Senhora da Penha em Rio das Ostras, onde um grupo de 20 jovens vivenciou uma rica experiência de voluntariado.  Eram provenientes do Laura Vicunha, de onde vieram 3  professores, 1 jovenm; do Castelo ( Rio das Ostras) um bom grupo de ex-alunos, todos da AJS e outros da paróquia São Jorge das Missões, bairro Âncora, onde aconteceram as atividades.

A provocação do tema : “ O voluntário muda a sociedade ou a sociedade muda o voluntário” ficou a cargo da Ir. Rita Cristina. E foi ótimo! Levou o grupo a pensar que ser voluntário VIDES é ser comprometido com a transformação, com a mudança. A professora Mayra, do Laura, trouxe a reflexão da temática “Juventude em tempos do Papa Francisco”, despertando a convicção de que a Igreja em saída deve ter a marca da juventude, cheia de entusiasmo, esperança e generosidade. O voluntariado, segundo os princípios do VIDES tem a missão fundamental  de difundir a cultura da gratuidade; ele não faz doação; ele se faz dom. Articulando-se com a reflexão e a prática, momentos de espiritualidade ajudando a ligar a ação com a dimensão mística do ser sal e luz.

O pároco, Pe. Manuel deu toda cobertura, incentivou os jovens a participar, providenciou inclusive uma equipe de lideranças da paróquia que cuidou da alimentação durante os dois dias com muita dedicação e espírito de comunidade e partilha.

Mesmo sendo já na periferia, a paróquia abrange periferias onde a pobreza ainda é maior, onde o descuido do poder público é escancarado, visível na ausência do mínimo de infra-estrutura. Foi lá, na Portelinha, que os jovens entre becos e ruelas tiveram contato com algumas famílias, com as crianças que mais facilmente se aproximam. Um bate papo daqui, um olhar de cá, uma escuta atenta e observação respeitosa  para captar a vida escondida atrás de tanta pobreza. O convite para uma manhã de lazer no dia seguinte logo abria o sorriso da meninada. Dito e feito. Na manhã do domingo aconteceu a prometida manhã de lazer, algo como um Oratório animado pelos jovens voluntários. Brincadeiras, jogos e....lanche!

Alguns dos participantes já haviam participado de Campo de Formação em Rio das Ostras ou Resende e chegaram a amadurecer propostas para empreender algo nos locais de origem a partir das situações que os inquietam. É o Espírito de Deus suscitando um protagonismo cristão. É hora do nosso apoio a estes jovens, pois o passo da conscientização e da decisão é apenas o começo. Com o  acompanhamento é possível que crie raiz. 

A comunidade das Irmãs de Rio das Ostras foi o suporte que tornou possível a realização de atividade. Envolvimento, boa vontade, generosidade! Lindo mesmo! Quanta  disponibilidade! Coisa de irmã. A MISSÃO É NOSSA!  

veja mais fotos

Fonte: Redação