senha

AJS Celebra 20 Anos de Caminhada com IV Congresso Nacional

em 14/09/2017 | 00h00min

AJS Celebra 20 Anos de Caminhada com IV Congresso Nacional

A Articulação da Juventude Salesiana (AJS) celebrou seus 20 anos de vida no Brasil com seu IV Congresso Nacional. Realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Colégio Dom Bosco de Brasília, DF, o evento reuniu mais de 300 jovens provenientes de todas as regiões do País. O Congresso teve o tema “Celebrar a caminhada juvenil salesiana” e o lema “AJS 20 anos: Jovem evangelizando jovem!”.


Depois de um período de 20 anos, a AJS se consolida como um movimento juvenil bem estabelecido e com identidade carismática própria. Diante deste cenário, o Conselho Nacional da AJS, assessorado pela Pastoral Juvenil Salesiana (formada por padres e irmãs), escolheu por aproveitar este momento para aprofundar sua identidade.

 “Foi um momento maravilhoso e muito emocionante. O Brasil salesiano se acolheu, fortalecendo a família que somos. Jovens, Salesianos e Salesianas transbordaram alegria e amor nesta celebração dos 20 anos da AJS”, avalia Larissa Cristina da Silva Cunha, coordenadora nacional da AJS. Segundo ela, “Todos os momentos foram marcados por nossa diversidade cultural, por nossa maneira particular de ser juventude salesiana espalhada pelo Brasil”. 


O congresso teve uma programação recheada de atividades de confraternização e integração entre os jovens. Os momentos de estudo foram pautados pela nova edição do documento Princípios Norteadores da AJS. 

Além de celebrar 20 anos da AJS, o encontro realizado este ano é o primeiro Congresso Nacional organizado especificamente pelos jovens e para os jovens. É um exemplo de protagonismo juvenil que marca a caminhada da AJS no Brasil.

 

No sábado, 26 de agosto, durante o segundo dia do Congresso, os jovens participantes tiveram a oportunidade de aprofundar a vivência salesiana e carismática da AJS. Seguindo a proposta de protagonismo juvenil, foram realizadas oito oficinas, elaboradas por representantes das inspetorias salesianas, que apresentaram os capítulos dos Princípios Norteadores da AJS. O documento dá a orientação carismática para todos os grupos que participam do movimento no Brasil e apresenta a definição de AJS e outros temas que envolvem a vivência pastoral. Os capítulos são divididos em: a dinâmica do grupo na vida do jovem, a Espiritualidade Juvenil Salesiana, o assessor e o coordenador da AJS, e Pastoral Juvenil e Pastoral Juvenil Salesiana.

 

À noite, a Santa Missa no Santuário Dom Bosco foi presidida pelo padre Natale Vitali, conselheiro regional dos Salesianos para a América Cone Sul. Durante a missa também foram realizadas as profissões religiosas perpétuas dos salesianos Géster de Souza Cabral e Warley Alves Batista.


Além dos objetivos formativos e celebrativos, o Congresso Nacional da AJS também obteve como retorno o aprofundamento da identidade da Articulação da Juventude Salesiana com a interação entre os jovens das diversas regiões do Brasil, que trocaram experiências e partilharam as suas culturas e as suas realidades em busca de fortificar o espírito missionário e seguir os passos de Jesus do jeito de Dom Bosco.


No domingo, 27 de agosto, para o encerramento do IV Congresso Nacional da AJS, jovens da AJS e fiéis da comunidade participaram da Caminhada Dom Bosco que partiu da Catedral Metropolitana de Brasília conduzindo a urna com a relíquia de Dom Bosco até o Santuário que leva o seu nome, onde foi realizada a cerimônia eucarística que marcou a inauguração e benção da cripta, e a elevação da Paróquia Dom Bosco a Santuário.

 

A capital sonhada por Dom Bosco agora passa, definitivamente, a ser um destino devocional ao santo salesiano. O Pai e Mestre da Juventude, que já era o co-padroeiro de Brasília ao lado de Nossa Senhora Aparecida, passa a fortalecer ainda mais os laços com a cidade a partir da elevação da Paróquia Dom Bosco a Santuário. O local ganhou ainda mais significado com a benção da cripta, que passa a abrigar a urna com a relíquia de Dom Bosco.

 

O dia festivo teve início às 8h30, com a Caminhada Dom Bosco, da qual participaram cerca de 600 pessoas, entre jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), salesianos e fiéis da comunidade. Com balões e camisetas comemorativas, o grupo conduziu a relíquia de Dom Bosco da Catedral ao Santuário, com muita animação, cantando o hino do Pai e Mestre da Juventude.


A missa solene no santuário, com a presença de salesianos e salesianas, bispos e autoridades da Igreja, teve início às 10h30, presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Brasília e presidente da CNBB, cardeal dom Sérgio da Rocha.

 

Dom Sérgio explicou que o Santuário Dom Bosco e a urna com a relíquia aumentam as responsabilidades, mas também aumentam as oportunidades de evangelização. “Com presença de Dom Bosco, pela sua relíquia, com certeza cresce não só a devoção a Dom Bosco entre nós, mas a fé em Jesus Cristo”. O cardeal também espera ver muitos jovens aprofundando a vivência do Evangelho ao fazer peregrinações ao santuário.

 

Para o núncio apostólico, dom Giovanni D’Aniello, o santuário deve servir como local motivador da espiritualidade salesiana. “Vamos ter ainda mais gente que vai saber que aqui se pode fazer um caminho, chegar, receber e depois ir de novo ao encontro dos outros para apresentar o que se pegou aqui com Deus”, enfatiza.

 

A cripta com a urna e a relíquia de Dom Bosco deve ser um novo motivador de devoção, mas não apenas isso, como lembra padre Natale Vitali, conselheiro regional da Congregação Salesiana para a América Cone Sul e representante do Reitor-mor, padre Ángel Fernandez Artime. “O santuário será o centro da devoção e peregrinação de todo o povo do Brasil salesiano, não só porque nele está a urna, mas porque foi o local sonhado por Dom Bosco”, afirma. Segundo padre Natale, Brasília é singular na história de Dom Bosco. “Não temos no mundo salesiano um sonho sobre uma cidade como Dom Bosco sonhou sobre Brasília. Então para nós, salesianos, Brasília é também o centro do sonho de Dom Bosco.”


Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participaram 20 jovens e 3 Irmãs incluindo Ir. Ana Teresa – inspetora – que participou também como presidente da CIB.

veja mais fotos

Fonte: Redação