senha

Palavra de Ir. Ana Teresa

em 19/08/2017 | 00h00min

Palavra de Ir. Ana Teresa

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  Circular 08/2017

Eis-me aqui. Faça-se! (cf Lc1,38)

“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi …” (Jo 15,16)

Queridas Irmãs,

Agosto, mês rico de salesianidade: nascimento do Instituto, aniversário de dom Bosco, mês vocacional e festa de Maria assunta ao céu e gloriosa, modelo dos/as vocacionados/as.

Maria disse SIM ao projeto de Deus que a queria mãe do seu Filho e da humanidade. O seu sim a fez obediente, pobre e plena de amor. Amor que gerou, fez nascer e acompanhou Jesus até a cruz. Como vocacionada do Pai nos mostra que a felicidade é ser plenamente vocacionada à vida, estar em sintonia com os sonhos de Deus que continuamente nos chama e nos envia como missionárias do Pai. 

Mergulhada em um contexto histórico desfavorável às mulheres, aos grandes desafios culturais, teria ela anseios maiores do que colocar-se inteira e responder obedientemente aos planos de Deus? 

 A Bíblia, ao falar de Maria, deixa transparecer dela uma sensibilidade ímpar. Com os pés firmados no chão de sua história, sua sensibilidade a faz voltada para o alto, toda inteira: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua vontade” (Lc 1,38). A sensibilidade de Maria fez com que seu SIM fosse inteiro dotando-a da capacidade de amadurecer, crescer e seguir seu filho Jesus como a primeira discípula (Mc 3,31-35). Um SIM capaz de captar o “mistério”, ou seja, perceber o desafio de ir além e lançar-se, como a missionária que sai ao encontro das necessidades dos irmãos necessitados, tornando-se a discípula fiel, a seguidora por excelência dos projetos do Filho. Sua sensibilidade aguçada, embebida de uma fé encarnada, faz com que sua resposta seja um verdadeiro ato de vontade e livre conformidade com aquilo que Deus quer. Maria partiu apressadamente rumo à região montanhosa, para servir Isabel (Lc 1,39). Foi delicadamente até Jesus nas Bodas de Caná e confiante lhe disse “eles não têm mais vinho” (Jo 2,3), e disse aos que serviam: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Estava de pé junto à cruz de seu Filho Jesus (Jo 19,25) e com a Igreja orante após a Ascensão (At 1,14) e com ela permanece para sempre, pois todas as gerações hão de chamá-la de bendita, uma vez que o Criador colocou nela, sua humilde serva, seu olhar benevolente, fazendo nela grandes coisas (Lc 1,48-49), sendo assim a “bendita entre todas as mulheres” (Lc 1,42).

 Em Maria encontramos as qualidades fundamentais do/a vocacionado/a: escuta na fé, é obediente ao chamado de Deus, abandona-se com confiança, servindo a Deus nos irmãos e aos irmãos em Deus. O SIM de Maria faz dela modelo dos vocacionados porque é um SIM sensível aos apelos de Deus e dos outros.

Desde o começo da história da salvação Deus agiu assim com a humanidade, chamou-a e deu a ela uma missão. Olhemos Moisés, o profeta Jeremias, Pedro, Paulo e outros.  Diante do chamado de Deus enxergam-se pequenos, sentem medo, têm vontade de fugir. Deus, porém, em seu amor, insiste, é fiel e um verdadeiro pedagogo nas suas ações.

Ele não se cansa de chamar continuamente aqueles que Ele ama e sabiamente mostra os caminhos a seguir e capacita-os para a missão e para uma resposta corajosa no cotidiano.

Podemos olhar para a Virgem Maria e tomá-la como modelo de resposta ao chamado de Deus. Chamemo-la de ‘Mãe das Vocações’. Ela assim o é porque é mãe de Jesus Cristo, aquele que é o vocacionado do Pai e o caminho, a verdade e a vida (cf. Jo 14,6) para todo aquele que busca fazer de sua vida uma resposta de amor ao chamado de Deus. Em Maria encontramos um modelo porque ela escutou o chamado e deu o seu sim e permaneceu fiel ao sim até o fim, mesmo nos momentos de maior dificuldade, como aos pés da cruz (cf. Jo 19,24). Ela é companhia segura porque acompanha aqueles que são chamados como acompanhou os apóstolos e a Igreja nascente. Ela é sinal perene de que ao responder com confiança e com coragem ao chamado que Deus se tornou uma mulher plenamente feliz porque em sua vida o ‘Todo-poderoso realizou maravilhas' (Lc 1,49).

Agradeçamos a Deus o dom da nossa vocação. Que Maria, a Virgem fiel nos acompanhe e nos ajude a permanecermos de pé e com coragem e confiança respondermos sempre SIM ao chamado de Deus. 

Meu abraço de irmã, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação