senha

Nascimento de Dom Bosco

em 19/08/2017 | 00h00min

Nascimento de Dom Bosco

Nascido em Castelnuovo d’Asti, no dia 16 de agosto de 1815, foi educado pela   mãe na fé e na prática coerente da mensagem evangélica.

Com apenas nove anos, teve um sonho e intuiu que deveria se dedicar à   educação da juventude. Ainda garoto, começou a entreter   os meninos de sua idade com brincadeiras alternadas com trabalho, oração   e instrução religiosa.

Ordenado sacerdote (1841) escolheu como programa de vida: “Da mihi animas   cetera tolle” (Gn 14,2 1) e começou o seu apostolado no meio dos   jovens mais pobres, fundando o Oratório e colocando-o sob a proteção   de São Francisco de Sales.

Com seu estilo educativo e a sua práxis pastoral, baseados na razão,   na religião e na “amorevolezza” (Sistema Preventivo) levava   os adolescentes e os jovens à reflexão, ao encontro com Cristo   e com os irmãos, à educação da fé e à   sua celebração nos sacramentos, ao compromisso apostólico,   civil e profissional.

Fonte da sua infatigável atividade e da eficácia de sua ação   foi uma constante “união com Deus” e uma ilimitada confiança   em Maria Auxiliadora que ele sentia como mãe. Aos seus filhos salesianos   deixou em herança uma forma de vida religiosa simples, mas solidamente   fundada nas virtudes cristãs, na contemplação na ação,   e sintetizadas no binômio “trabalho e temperança”.

Escolheu entre seus jovens os melhores colaboradores de sua obra, dando origem   à Sociedade de São Francisco de Sales; junto com Santa Maria Domingas   Mazzarello fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; e, com bons e   ativos leigos, homens e mulheres, criou os Cooperadores Salesianos, para ajudar   e apoiar a obra da educação da juventude, antecipando assim novas   formas de apostolado na Igreja.

No Centenário de sua morte, que aconteceu no dia 31 de janeiro de 1888,   João Paulo II o declarou e proclamou Pai e Mestre da juventude.

Fonte: Redação