senha

Encontro Nacional de Ex-Alunos/as FMA

em 23/07/2017 | 00h00min

Encontro Nacional de Ex-Alunos/as FMA

Aconteceu o encontro de ex alunas e ex alunos das FMA do Brasil de 06-09 de julho, em Porto Alegre, na Casa Santa Teresa. No dia 06/07, realizou-se  o XIX CENESB. Na abertura a presidente Maria Inês Estima Maranhão,  apresentou o tema da reunião: repensar e reorganizar o movimento das ex alunas, recordando o significado da logo e slogam das  ex alunas e ex alunos das FMA : Mãos do mundo e raízes no coração. A Presidente da CIB,  Ir. Ana Teresa Pinto,  em sua fala apresentou a divisão geográfica das Inspetorias, destacando que hoje somos RSB e que cada Ex-aluna precisa sempre se perguntar: o que eu era e que eu sou? Pois cada uma é responsável por manter vivo o espírito salesiano e somente anima quem é animada. Maria Inês explicou o processo de impressão do Estatuto, do qual a CIB assumiu os custos e agradeceu Ir. Ana Teresa, representando todas as Inspetorias. Foram elencados momentos importantes que cada união deve contemplar na vivencia do ano,  destacando que é preciso estarem atentas na area da espiritualidade, aprofundamentos, estudos, contribuição efetiva na missão da Familia Salesiana e que ser associada exige contribuição financeira, que é estatutária.

No dia 07/07, Pe. Marcos Sandrini sdb, trabalhou o tema “Alegria do amor”, com a contribuição de casais e jovens falando sobre a família. A partir de dados da realidade juvenil do RS e testemunho de pessoas concretas, refletiu sobre o impacto da realidade familiar atual sobre a juventude. Segundo sua experiencia com os jovens e as familias e a partir da convocação da Enciclica, a família não é o problema. O ontem não é melhor do que hoje. O desejo de família permanece vivo nas jovens gerações. Disse também que o Papa fala não é pra quem vive a tetralogia niilista: hedonismo, relativismo, permissivismo, consumismo. Como membros da Familia Salesiana temos um compromisso de fé e ação com as familias reais que precisam de formação e acompanhamento.

No dia 08 as(os) participantes fizeram um passeio às vinículas Garibalde e Aurora, na região de Bento Gonçalves. No dia 09, pela manhã, houve a apresentação das experiencias dos ex-alunas(os) jovens, avaliação e a Celebração Eucarística final.

veja mais fotos

Fonte: Redação