senha

Encontro da RBS-Comunicação Polo BH

em 01/07/2017 | 00h00min

Encontro da RBS-Comunicação Polo BH

Nos dias 28 e 29 de junho foi realizado, em Confins-MG, o Encontro da Rede Salesiana Brasil – Comunicação, Polo BH. O evento reuniu profissionais e referências de comunicação das escolas, obras sociais, paróquias e faculdades das Inspetorias São João Bosco (SDB), Madre Mazzarello (FMA) e Nossa Senhora da Penha (FMA), além de delegados e coordenadoras de comunicação das três inspetorias.

O encontro foi aberto na manhã do dia 28, com uma acolhida, coordenada pela Ir. Silvia Fonseca. Além de um momento de oração, ela promoveu uma dinâmica entre os participantes, em que eles identificaram as conexões que precisam ser construídas na Rede e também os frutos que já podem ser colhidos por ela. 

O diretor da RSB-Comunicação, padre João Carlos Rodrigues, falou sobre a comunicação aos olhos de Dom Bosco e a respeito da estrutura e tarefas da comunicação da Congregação e na RSB.

Ir. Ana Teresa Pinto – inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Penha e referente da CIB para o Ambito da Comunicação também brindou o grupo com sua presença, e nas palavras de acolhida lembrou aos comunicadores a importância de nutrir sempre as melhores disposições para ser aprendiz e também facilitador de processos para que a comunicação possa de fato acontecer.

Em seguida, a diretora da RSB-Comunicação, Ir. Márcia Kofferman, apresentou a “Estrutura da RSB, identidade da RSB Comunicação. Fortalecimento da marca RSB: implicações para o cotidiano das Unidades Salesianas”. Após o almoço, foi dada continuidade à sua apresentação com uma leitura em grupo das “Diretrizes Nacionais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil”, seguida de discussão entre os participantes. Depois, foi apresentado  o Manual de Redação da RSB, também com um debate posterior.

No dia 29, o encontro foi iniciado com um momento de oração e espiritualidade, orientado pela Ir. Claúdia Pianes. Na sequência, a Ir. Márcia Kofferman coordenou o tema “Educomunicação: conquistas e desafios”, acompanhada da apresentação de uma experiência educomunicativa da Inspetoria Nossa Senhora da Penha realizada no Centro Juvenil Santa Maria Mazzarello (Linhares/ES): Rádio no Mazzarello, apresentada por Ir. Cláudia.

Mais tarde Ir. Márcia mostrou o Plano de Comunicação Estratégica da RSB-Comunicação, enfatizando a importância das unidade se apresentarem como parte de uma rede; apresentou o Manual de Aplicação da Marca; e exibiu os vídeos institucionais da RSB e da RSB-Escolas. Durante toda a atividade, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas apresentar sugestões. Na parte da tarde, o tema em destaque foi a campanha de matrículas, realizada pela RSB-Escolas.

Encerrando as atividades, os participantes foram de divididos por inspetorias e, em grupo, puderam avaliar o evento, apontando melhorias, fazendo sugestões para as próximas edições e assumindo compromissos inspetoriais. A intenção é que o encontro ocorra anualmente.

veja mais fotos

Fonte: Redação