senha

Seminário Interamericano de Animação e Formação Missionária

em 30/04/2017 | 00h00min

Seminário Interamericano de Animação e Formação Missionária

De 23 a 30 de abril aconteceu o Seminário Interamericano de Animação e Formação Missionária, em Cachoeira do Campo/BH com o tema “Primeiro Anúncio e Missão Salesiana”. Este é o primeiro seminário regional realizado junto: FMA e SDB.

O evento iniciou com a celebração eucarística presidida por padre Martin Lasarte .

Em seguida, aconteceu a saudação da mesa composta pelos inspetores locais, Ir. Maria Américo Rolim e Padre Orestes Carlinhos Fistarol, pelo Conselheiro regional para a América-Cone Sul, don Natale Vitali, pela presidente da Conferência Interinspetorial das FMA do Brasil, Ir. Ana Teresa Pinto, pela Conselheira Geral para as Missões, Ir. Alaíde Deretti, e pelo Conselheiro para as Missões Padre Guillermo Basañes.

O encontro reuniu participantes provenientes das Províncias da América e da Casa Geral de Roma, totalizando: 41 FMA, 2 Salesianos coadjutores, 5 leigos, 24 SDB, 1 sacerdote diocesano – Padre Carlos Tazzioli – membro da Comissão organizadora, e Ir. Maike Loes, colaboradora do Ambito das Missões.

O primeiro dia foi dedicado à apresentação e estudo do documento sobre o primeiro anúncio.

Em seguida, Padre Alfredo Maravilla, presenteou o grupo com a síntese de oito jornadas de reflexão sobre este tema (Primeiro Anúncio) realizadas nos diversos países. Síntese esta que deu origem ao livro “O primeiro anúncio hoje”.

Dando prosseguimento, Ir. Maria Ko fez sua conferência com o tema “Primeiro anúncio de Maria no Evangelho das Bodas de Caná”.

O tema foi aprofundado em pequenos grupos, que destacaram a importância da presença dos SDB e FMA entre os jovens nas escolas, obras sociais, centros juvenis e paróquias, anunciando Jesus no estilo salesiano. Um aspecto sublinhado foi a certeza da presença do Senhor que alimenta o ardor missionário.

No dia seguinte, os participantes, em clima de fraternidade e seriedade, fizeram uma análise da realidade e partilharam as experiências em clima de comunhão.

Também foram realizadas reflexões em grupos segundo as áreas de trabalho específicas (escolas, obras sociais, indígenas, paróquias, centros juvenis, oratório).

Por fim, os participantes discutiram as linhas de ação através das quais será desenvolvido o “Primeiro Anúncio” nas diversas expressões pastorais salesianas.

Na conclusão deste dia, Ir. Alaíde deu um “Boa Noite” referente aos 140 anos da primeira expedição missionária das FMA.

No último dia, os trabalhos em grupos aconteceram por Inspetorias ou por países, com o objetivo de se chegar a ações que possam contribuir para animar a dimensão missionária do ponto de vista do primeiro anúncio.

Finalizando o encontro, Ir. Alaíde e Pe. Guillermo, ofereceram a cada participante a cruz missionária, como foi dada às neomissionárias na basílica Maria Auxiliadora, em Turim. 

Tudo terminou com uma grande festa no espírito salesiano com dança, cantos... expressões da diversidade cultural dos participantes.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha, participou Ir. Maria Rita Zampirolli.

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos