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XIV ENARSE Reflete Sobre Identidade e Missão da Escola Católica Salesiana

em 10/04/2016 | 00h00min

XIV ENARSE Reflete Sobre Identidade e Missão da Escola Católica Salesiana

De 06 a 08 de abril, em Brasília/DF, aconteceu o XIV Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas (XIV ENARSE). Com o tema “Identidade e missão da Escola Católica Salesiana: sujeitos, cenários contemporâneos e perspectivas futuras”, estiveram reunidos os diretores das mais de 100 unidades da Rede em todo o país, a equipe e os diretores nacionais da RSE e os gestores e animadores dos seis polos.

Entre os objetivos do evento se destacam: alinhar concepções sobre a identidade, a missão e a gestão/animação da escola católica salesiana; identificar os grandes desafios da escola salesiana no cenário contemporâneo; refletir sobre a missão do educador salesiano; propor estratégias em rede para o desenvolvimento da qualidade das escolas; contribuir com a reelaboração do documento Projeto Educativo-Pastoral Salesiano (PEPS); e conhecer os processos de preparação para o IV ESA (Encontro da Escola Salesiana na América).

O XIV ENARSE se propôs a ser um espaço para entrever caminhos que orientem para a gestão e a animação das escolas salesianas. Para isso, o encontro foi organizado a partir dos três pilares: identidade e missão da escola católica salesiana, os sujeitos da educação e sua formação e os desafios para a consolidação de uma escola sustentável e inovadora.

A palestra magna do XIV ENARSE, com o tema “A missão e a formação do(a) diretor(a): elementos fundamentais para superação dos desafios contemporâneos da educação católica”, foi proferida pelo renomado pesquisador Gregory B. Whitby, diretor da Escola Diocesana de Parramatta/Austrália e presidente da CeNET (Rede de Educação Católica Australiana).

Em 2007, Whitby foi eleito o educador mais inovador e criativo na Austrália pela revista Bulletin. Outra premiação importante em seu currículo é a Distinguished Educator, da empresa Apple, por sua contribuição para a implantação de tecnologias de aprendizagem na educação. 

A programação do ENARSE contemplou ainda reflexões em relação às diretrizes da Igreja para a educação. “A missão do(a) educador(a) diretor(a) a partir do Documento de Aparecida” foi o tema abordado pelo padre José Marinoni, diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB). O padre José Adão Rodrigues da Silva e a irmã Adair Sberga, que compartilham a Diretoria Executiva da Rede Salesiana de Escolas, apresentaram as ressonâncias do Congresso Mundial de Educação Católica, que discutiu sobre “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova”. Em seguida, os alunos de alguns colégios apresentaram “As expectativas dos jovens para as escolas salesianas”.

Na sequencia foram apresentados “Os desafios desde o olhar e expectativas dos jovens” (Profª Jussara Seidel), “Indicadores de qualidade e ENEM” (Prof. João Horta) e “Educação Digital e Inovação” (Prof. Ricardo Spindola).

No período da tarde uma significativa mesa redonda teve a mediação de irmã Ivone Yared e aprofundou os temas: “A Lei da Inclusão da pessoa com deficiência na escola e a Lei do Bullying” (Dr. Emmanuel Maurício Teixeira de Queiroz) e “A dignidade da pessoa humana e as pessoas com deficiência” (Prof. Luís Aberto David Araújo).

Outro passo importante foi a apresentação de conceitos, estrutura e metodologia de construção colegiada para a reelaboração do Projeto Educativo Pastoral Salesiano. Foi também apresentada a proposta e a reflexão sobre o IV ESA.

O último dia do XIV ENARSE concentrou-se no acompanhamento dos projetos que estão em desenvolvimento ou implantação na Rede Salesiana de Escolas. Entre eles, o Centro Salesiano de Formação, a parceria com a editora Edebê Brasil e a Campanha de Matrículas 2017. 

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Fonte: Redação